Free Talk 26 - Redes Sociais (4)


Depois de Redes Sociais 1, 2 e 3, vamos ao quinto capítulo quarto e último (até o momento) capítulo da série que abordou sobre as redes de relacionamento mais utilizadas e conhecidas por esse que vos fala. Hoje citaremos outras ferramentas não tão populares, mas que são utilizadas por muitas pessoas e interligam as mesmas:

LINKEDIN - O "FACEBOOK" PROFISSIONAL


A frase diz tudo, mesmo porque o LinkedIn é uma rede de relacionamentos, com a finalidade de ligar as pessoas com o intuito profissional, facilitando a busca por pessoas que possam se adequar a uma vaga disponível no mercado de trabalho. Existe desde 2002 e até que é uma ideia interessante, porque assim as empresas podem ter um contato mais formal com uma pessoa, poderia até tornar-se padrão para a busca de candidatos a uma vaga, mas as coisas aqui pelo Brasil não são tão bonitas e 'certas' assim, as maneiras mais comuns para se conseguir um emprego são outras, mas isso não vem ao caso.

MYSPACE - UM LUGAR PARA AMIGOS


Pelo que entendi, o Myspace é uma espécie de Okut/Facebook, com mais recursos, porém com a diferença que se pode hospedar MP3, aumentando a utilização de pessoas do meio musical como bandas, cantores, e de outros ramos como atores, enfim famosos em geral qu procuram promover seus trabalhos. Nem os criadores do site esperavam que a rede fosse ter tamanha popularidade, tanto que os problemas por conta da lentidão são frequentes devido o excesso de recursos implantados e a quantidade de usuários.

FLICKR - UM BELO ALBÚM ONLINE


O Flickr é um flog/fotolog/fotoblog que funciona como se fosse um albúm onde você posta as imagens de seu gosto, fotos, além de ser um lugar para compartilhar informações correspondente a figuras, as pessoas podem seguir as outras e tudo mais, mas o foco mesmo é compartilhar imagens. É isso que conheço do flickr, ou seja, pouca coisa, mesmo porque não tenho uma conta, portanto não tenho muito o que dizer. Serve muito bem como um hobby, assim como é um blog, microblog e por aí vai.

FORMSPRING - POR FAVOR, PERGUNTE


O Formspring é uma rede de relacionamento onde pode-se fazer perguntas para outra pessoa, sendo que o questionador pode ou não se identificar, e quem recebe as perguntas pode responder o que achar mais conveniente ou não. Aqui no Brasil, o Governo utiliza para realizar atendimento ao público e tudo mais, como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Sinceramente, se você não é popular ou uma menina bonita nem perca tempo para criar uma conta no Formspring, porque dificilmente chegará uma pergunta.

TUMBLR - UM "MÉDIOBLOG"


O Tumblr não chega a ser um blog mas também não vem a ser um microblog (como o Twitter), então digamos que ele é um "médioblog", pois funcionalidades semelhantes ao blog e possui algumas limitações para que não se escreva muita coisa ou divulgue inúmeras imagens no mesmo post. É bem genérico, mas para quem não tem muito tempo ou vontade para escrever textos longos é um alternativa legal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eu acho, na minha opinião Pode-se concluir que as redes sociais não apenas podem mas devem ser utilizadas para encurtar a distância, conhecer novas pessoas, estabelecer vínculos, manter relações, aperfeiçoar tais relacionamentos. Todavia não se deve esquecer é que não se deve substituir a relação pessoal pela virtual, em vez de ficar apenas o dia inteiro dedicando tempo a essas redes, pode-se fazer outras atividades até mais saudáveis, ninguém nasceu para ficar inúmeras horas seguidas por dia em frente ao computador, tem que buscar algo além para si, em vez de ficar com o bumbum relaxado na cadeira xingando muito pelo twitter, terminando relações de maneira imatura, querendo chamar a atenção por saber de alguma coisa ou participar de alguma coisa, enfim, evitar de se expôr de uma maneira desnecessária. O meu discurso pode até parecer um tanto quanto politicamente correto, mas o que quero dizer é que nos seres humanos pra conseguirmos um minuto de atenção nos exedemos e às vezes não temos um pingo de percepção para entender que podemos aborrecer quem não queremos com uma palavra mal dita ou uma atitude equivoca nesses lugares.

Espero que entendam e reflitam sobre o que se pode ou não fazer nesses sites e programas de relacionamento da internet. Esse é o fim do assunto Redes Sociais.

Até a Próxima!

Comentários