Free Talk 28 - Mãe


Hoje é um dia muito especial, todos nós sabemos que se trata do Dia das Mães. Sempre achei uma confusão essas datas comemorativas que não tem um dia específico, como esse dia que é no segundo domingo de Maio, além do Dia dos Pais que é no segundo domingo de Agosto, mas isso não quer dizer que a tais eventos perdem a importância por esse detalhe, pelo contrário, estão entre os dias mais importantes do ano. Vamos falar das Mães primeiro, que segundo o famoso Dicionário Aurélio, é:

Substantivo Feminino. 1. Mulher ou qualquer fêmea que deu à luz um ou mais filhos. 2. Fonte, origem. 

Quando uma dúvida de português surge, nada melhor do que procurar o dicionário para responder a questão, porém terei que discordar do Aurélio dessa vez, porque não se deve considerar apenas isso, o significado está bem limitado, talvez porque descrever a figura da Mãe levaria folhas e mais folhas (a mãe do cara do dicionário deve ter ficado brava com ele por ter sido tão genérico). Mãe não é só aquela que gerou uma criança, quem criou também pode ser considerada (às vezes) mais mãe do que a verdadeira progenitora.

As palavras nem sempre conseguem expressar todo um sentimento que temos por uma situação ou por uma pessoa, na hora de falar gaguejamos, erramos nas frases, aquilo que queremos transmitir não alcança o outro, que por mais que tenha empatia, pode não perceber o que estamos sentindo, porém existe um ser que nos compreende e que não podemos enganar: a nossa mamãe. Ela sempre percebe quando estamos para baixo, precisando de algo ou passando por dificuldades, essa alta percepção deve-se por dois motivos: primeiro porque são mulheres, ou seja, são muito intuitivas; segundo porque estivemos ligados ao seu organismo por meses, o que propiciou um convívio único, gerando tamanha ligação. E sempre que estamos bem e acontece algo de bom nas nossas vidas queremos contar para ela o que aconteceu, mesmo porque ela é a que mais torce para que seu filho(a) encontre a felicidade. Inclusive, já ouvi falar que uma mãe ama mais seus filhos do que seu próprio companheiro que gerou ao lado dela seus descendentes (parece difícil de acreditar). Em algumas exceções, essa relação de mãe e filho não é nada fácil, pode existir a falta de respeito de ambos, falta de carinho e até falta de gratidão, entre outros, mas que não podem ofuscar a relação de várias famílias que existem pelo mundo, que se contrapõem a essas exceções.

Portanto, o mínimo que você pode fazer para sua mãe é dizer: EU TE AMO. Se você não disse ainda, está esperando o que? Eu já falei pra minha, então vai logo dizer isso em vez de ler esse post!! Parabéns a todas as Mães!

Até a Próxima!

Comentários

  1. Bela postagem...

    Gostei muito do seu blog! De verdade. O que achei mais interessante foi a conciliação de posts sobre animes/mangas e outros de assuntos diversos.

    Já estou seguindo o blog! Acho que acabei de me tornar um Free Reader...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Felipe! É sempre muito bom ver que as pessoas apreciam o conteúdo do blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por apreciar o blog. É bom ver que os leitores gostam das postagens, é uma inspiração a mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário