Análise: Wanted!


Autor: Eiichiro Oda
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia
Período de Publicação: 1993 - 1998
Serialização: Weekly Shonen Jump (Editora Shueisha) / Panini Comics
Número de Volumes: 1

WANTED! COLETÂNEA DE HISTÓRIAS CURTAS POR EIICHIRO ODA

Sinopse: Wanted! é uma compilação de cinco histórias curtas concebidas por Eiichiro Oda de diversos temas antes do lançamento de sua principal obra, One Piece, e ainda inclui um capítulo piloto alternativo que serviu de base para as aventuras do pirata Monkey D. Luffy pelos mares!

ATENÇÃO: Essa matéria contém spoilers (revelações) sobre a história. Se você não leu ainda, por favor não continue! Este blog não se responsabiliza pelas consequências.


Para quem acha que o Eiichiro Oda só escreveu One Piece durante sua vida está enganado, pois Wanted! vem para nos mostrar um pouco do início da carreira do autor e suas influências que são marcantes na sua principal série publicada desde 1997 na Weekly Shonen Jump e ainda em andamento com muito prestígio e sucesso nos últimos anos. Como a sinopse apresentou, são 5 histórias fechadas com alguns elementos familiares para quem conhece o trabalho do autor como aventura, comédia, drama, fantasia, além disso temas como o sobrenatural são abordados por aqui.

Nesta postagem, foi falar mais sobre as impressões que tive e não descrever tanto a história porque recomendo que você leia este mangá, primeiro por ser curto (volume único) e porque está acessível fisicamente nas bancas (lançado este mês) e na internet, vale a experiência de conhecer um trabalho mais autoral e independente no sentido das ideias do que geralmente vemos nas séries regulares.

A primeira história do encadernado é Wanted!, que dá nome a coletânea, que foi publicada em 1993 na Jump e que se passa no clássico cenário do faroeste com um homem procurado da lei por vários assassinatos, porém descobrimos que todos foram em legítima defesa, mas isso não é suficiente para que sua recompensa deixe de subir a cada ato. Além disso, um dos assassinados virou um fantasma e assombra o protagonista durante a história em busca de vingança! Não imaginava que veria o Oda trabalhando com o elemento sobrenatural, isso foi bem surpreendente e junto com o estilo de desenho me lembrou de um mangá de sucesso da época chamado Yu Yu Hakusho, principalmente por mesclar tudo isso com um bom humor. É uma narrativa que funciona bem, é tão curta que acaba antes de você perceber, sem falar que a história em torno da produção desse one-shot é bem única!

A segunda história é Um Inevitável Presente de Deus, publicada também em 1993, que narra a história de Deus querendo dar cabo de um batedor de carteira incorrigível, porém por um erro de escrita (!) cria uma confusão que coloca a vida de várias pessoas em risco. Mais uma vez o sobrenatural é o tema principal, aliado a um bom humor mais afiado e o teste de caráter pelo qual o personagem principal passa pela trama, vemos um conto nos tempos modernos, nada de mundo da fantasia, e sim prédios e pessoas comuns, exceto a figura ilustre de Deus que é representado de forma muito desleixada e caricata para dar o tom necessário para haja todo o conflito desenvolvido rapidamente, além de ser um mistura de Yu Yu e lembrar um item presente em Death Note.

A terceira história é Ikki Yakou (A Noite do Demônio), a última publicada em 1993, que nos mostra um monge medroso em peregrinação na busca de encontrar seu mestre e não encontrar demônios. Esta tem a veia no sobrenatural e folclore japonês com elementos xintoístas e a figura de youkais como vemos muito nos mangás do tema, aqui também temos uma transição para cenas de lutas mais presentes do que nos outros one-shots anteriores, e com direito até a plot twist com tão pouco espaço! Eu gosto bastante de Inu-Yasha e me vi lendo uma história com a mesma ambientação, deu até vontade de ver a continuação e a expansão desse universo, mas que dificilmente acontecerá.

A quarta história é Monsters, publicada em 1994, que apresenta um mundo em que dragões são seres temidos pelas pessoas e que um artefato capaz de invocá-los sumiu do domínio real, causando um certa insegurança para a população. Essa narrativa, junto com Romance Dawn, são as melhores e que trabalham bem os personagens com camadas e motivações, temos um mix de faroeste, cavaleiros medievais, fantasia e dragões (*cof* Fairy Tail *cof*), além disso alguns momentos e cenas são idênticas as presentes em One Piece, principalmente com o drama da mocinha, a finalização do samurai e o personagem Ryuuma, presente em Thriller Bark com a mesma habilidade e nome.


A quinta e última história é Romance Dawn, publicada em 1996, que conta o início da aventura de Monkey D. Luffy em busca de companheiros para se tornar um Piece Main, um tipo de pirata que rouba de outros piratas, um corsário. Este versão de Romance é a segunda, mais curta e alternativa para que coubesse nessa coletânea, já a primeira versão serviu de base para o capítulo inicial de One Piece que é a terceira Romance Dawn, é eu sei, uma confusão total! Para quem tiver interesse de ler o piloto (primeira Romance) é possível ler no One Piece RED, databook que já foi lançado aqui no Brasil pela Panini. Sobre a história em si, vemos o garoto borracha ajudando uma garota a resgatar seu amigo de infância que está sendo caçado por um pirata, e aqui vemos personagens mais próximos da série como o próprio Luffy e a Nami, o traço mais evoluído em relação a Wanted! e com mais cenas de ação que as demais histórias, por isso é uma das melhores e ficou para o final.


Bom, fica registrado as impressões desse volume único, que foi lançado pela Panini no mesmo formato e acabamento que One Piece (até a lombada é padronizada), papel jornal, por R$ 13,90, acessível para quem interesse e quem não conhece o trabalho do Eiichiro Oda, vale a pena conferir e ver ele fazendo coisas fora do universo imenso dos Piratas e que conquistou o seu espaço no mundo.

Gostou do post? Em caso de dúvidas, críticas e/ou sugestões para melhorar a análise dos próximos volumes, deixe seu comentário.

Até a próxima!

Comentários