Free Talk 23 - Redes Sociais (1)


Pois bem, esse Free Talk iniciará uma série de comentários sobre as redes sociais que interligam as pessoas no mundo virtual, e o foco será os meios de interação e comunicação mais famosos atualmente como: Twitter/Blog, Facebook/Orkut, Bate-papo/Programas de Mensagens Instantâneas, e por último os que não são tão populares quanto esses citados (LinkedIn, Flickr, Formspring, entre outros), além da conclusão de toda a discussão.

RELACIONAMENTOS 
Como já sabemos, quando conhecemos uma pessoa e vamos para cara dela e vice-versa, queremos manter o contato seja para começar uma amizade ou para uma relação mais íntima, e graças a tecnologia, que se desenvolveu de maneira impressionante nos últimos anos, a comunicação entre as pessoas tornou-se mais fácil, antigamente, usava-se cartas e outros meios que levavam muito tempo para alcançar seu destino, hoje temos maior acessibilidade a outras ferramentas mais práticas e ágeis, sendo muito úteis quando usadas adequadamente, mas se não tiver o devido cuidado, essa mesma ferramenta pode virar uma arma fatal para sua vida virtual e pessoal.

REDES SOCIAIS: FORMAS DE INTERAÇÃO OU ARMAS DE DESTRUIÇÃO? 
O título pode parecer exagerado, mas tem suas razões para ser assim, porque pode-se confundir a maneira de como devemos utilizar as redes sociais para interagirmos com outras pessoas. A relevância que as redes tem hoje é considerável grande, dificilmente alguém não utiliza alguma delas, a não ser que faça parte de uma geração mais antiga e não tenha conseguido se adaptar a toda essas mudanças. Essas redes podem ser uma faca de dois gumes porque pode tanto ajudar quanto atrapalhar, por exmplo, da mesma maneira que ela pode viabilizar um relacionamento amoroso a distância, também pode destruir a mesma relação entre essas mesmas pessoas caso não tenha um certo nível de confiança mútua, conversa, além de não tentar substituir um encontro pessoal pelo virtual (é sem cabimento um casal deixar de se ver ao vivo pra só ficar no "contato" online). E mesmo as pessoas que não vivem muito distante, podem acabar desgastando a comunicação, discutindo desnecessariamente via internet, o que pode levar a relação para o fim.

Deve-se levar em consideração também os crescentes números envolvendo os casos de Crime Digital, onde as pessoas reprimem outras, trocam ofensas gravissímas, propagam pensamentos preconceituosos (seja homofóbicos, culturais, regionais e/ou étnicos), sem pensar que aquilo está prejudicando o próximo. Infelizmente no Brasil existe uma "liberdade" para a prática desses atos desagradáveis, pois não existem leis específicas para crime via internet (exceto pedofilia). Percebeu como pode ser benéfica e complicada a utilização desses recursos? Bem, vamos agora falar especificamente de alguns dos meios de interação social.

BLOG: LOCAL PARA SE EXPRESSAR


Quando se está com a imaginação solta e sem o que fazer sempre surgem ideias na cabeça, e eis que vem a vontade de ter um espaço para falar de assuntos que a pessoa gosta ou entende, um local para se expressar, pois nem sempre conseguimos verbalizar aquilo que pensamos e sentimos a respeito de alguma coisa. Exemplificando, essa foi uma parte dos motivos que começei a digitar aqui neste blog, para tentar colocar coisas que gosto e acho legais de citar e compartilhar, se agrega alguma coisa ou não serve pra nada, quem vai definir é você que está lendo este post e quem acompanha a mais tempo (Espero que esse blog seja o útil em alguma coisa, se não vou parar de postar!!).

TWITTER: A OFICINA DO MAL (?)


Twitter é um microblog criado em 2006 por Jack Dorsey como forma de comunicação através de troca de mensagens com até 140 caracteres com as pessoas que possui a conta da bagaça do servidor. Quem não conhece muito bem, recomendo que consulte o Deus Google para ele fornecer as respostas básicas para suas dúvidas. Com relativamente pouco tempo de existência, essa ferramenta de comunicação ganhou muita notoriedade por facilitar a transmissão de alguma mensagem, notícia, pensamento, enfim, expressão do usuário sobre um fato, assim como um blog, porém de maneira mais limitada e genérica.

Existe quem use o microblog para passar informações importantes ou notícias interessantes, porém essa exposição nas outras mídias são geralmente por motivos fúteis, como aquela reclamação famosa de um fã dos Restart sobre um cancelamento de um show, soltando a pérola: "Vou xingar muito pelo Twitter!", podemos citar também várias discussões entre celebridades do nosso país, motivadas por declarações sem sentido, e geradas pela união de muitas pessoas que não tem o que fazer. As mais recentes foram declarações do cantor Lobão sobre os ídolos Luan Santana e Fiuk:


Tal declaração ganhou proporções estrondosas, sem falar que brotaram reclamações sem fim no twitter, só porque ele expressou sua opinião sobre essas e outras figuras que são referências (?) para a atual geração de coitados adolescentes. Todo esse auê só porque ele falou o que ele achava... Depois falam que o Brazil é um país com liberdade de expressão e democrático, mas quando uma pessoa apresenta uma opinião que não faz parte da maioria, ela é criticada, perseguida (quase chamada de erege), como se todo mundo fosse obrigado a seguir as tendências da sociedade. Fala sério...

Com todo respeito com quem tem uma conta nesse microblog, mas tenho uma opinião formada sobre esse meio em especifico: é uma das coisa mais sem utilidade que já vi em toda minha vida, acho uma verdadeira falta do que fazer e do que falar, ter 140 caracteres é a mesma coisa que ter um SMS, deveria ser utilizado para coisas importantes, em vez de servir para relatos de quem que vai no shopping com as amigas, que comprou o video game da nova geração, está pagando a passagem para o cobrador no ônibus e por aí vai. os exemplos bestas. Inclusive o segundo país mais ocioso que mais usa o twitter é o Brasil, pensei que tivesse muita coisa pra se fazer nesse país ao invés de ficar falando que achou uma moeda furada de um real no chão. Os dizeres de José Saramago (se não sabe quem talvez seja ele, deveria desligar o computador um pouco e ler alguma coisa que não seja sobre as inscrições do BBB 12) expressam bem o que essa rede social comprova a teoria de que logo chegaremos ao estágio de falar apenas por onomatopéias, como homens das cavernas:

"Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".

Caso um usuário de twitter esteja lendo este post, não se aborreça, não leve para o lado pessoal e queira me xingar com menos de 141 letras porque nem tenho conta nisso e nem ligo para possíveis argumentos (sérios ou vazios) apresentados, expressei apenas a minha opinião, e cada um faz aquilo que acha mais interessante, portanto espero que você saiba o porquê usa essa ferramenta. Enfim, essas foram as minhas considerações sobre as redes sociais, o blog e o twitter. A discussão continua no:


Até a Próxima!

Comentários