Free Talk 25 - Redes Sociais (3)

 

Depois de falar de twitter e orkut/facebook,chegamos a mais uma etapa da coletânea de posts sobre redes sociais, agora com o foco em Programas e Sites de Bate-Papo. É melhor eu parar de enrolar logo e ir direto ao ponto, se não você abandonará essa leitura para assistir aquele filme sensacional que vai passar na Sessão da Tarde.

SALAS DE BATE-PAPO: MAIS UM LUGAR PARA SE CONHECER
Temos um problema sério nesse ponto, pois o cidadão que vos fala nunca entrou em uma sala de bate-papo, ou seja, não teremos assunto...está bem, era apenas uma brincadeira de mal gosto minha, opinarei mesmo sem conhecer muito. Podemos ter um diálogo em qualquer lugar em que passamos, seja na rua de nossa casa, no ônibus que pegamos todos os dias, ou mesmo na sala de aula ou no local de trabalho, a intenção do diálogo varia pela quantidade de pessoas e gêneros envolvidos (um casal que acabou de se conhecer não vai ficar se pegando durante uma conversa de grupo, isso seria falta de boas maneiras). Possuindo todos esses pressupostos, porque existem as salas de bate-papo?

Penso que são para algumas finalidades: basicamente reunir pessoas com objetivos e/ou afinidades em comum, ou seja, oferecer a oportunidade de se conhecer alguém que procura ou gosta da mesma coisa que você, independentemente de que possa ou não estar no mesmo local que a outra pessoa. Porém, é aí que mora o perigo: Como você começa a se envolver com uma pessoa que mal viu na vida? Como você sabe se a pessoa do outro lado de uma sala de bate-papo online é aquela que diz ser?

Peraí que vou procurar o número da Mãe Diná e ligar para ela esclarecer essa dúvida Digamos que é uma aposta, porque você terá que confiar na outra pessoa, conhecemos muitos casos de sucesso e tragédia envolvendo quem se conhece via internet com o intuito de suprir suas necessidades afetivas, isso mesmo, atrás da alma gêmea, de um lance (como diria aquele funk desagradável), um romance. O bate-papo é uma alternativa, mas como dizem os manuais da sedução, se a pessoa tem uma vida interessante, que ela procura fazer coisas que ela gosta e tem um círculo social razoável, ela tem possibilidades de conhecer pessoas e, consequentemente, encontrar a outra metade da laranja, e não depender dessa ferramenta. Quem gosta de sala de bate-papo tem seus motivos, mas quem está escrevendo aqui prefere os método tradicionais, ou seja, quanto mais contato pessoal e menos virtual, melhor, nada substitui você pode ver a pessoa querida ao vivo, a cores, com audio e no mesmo local físico. Lembrando que isso vale para casos afetivos e o tipo de conversa, não vejo problema de participar de uma conversa nessas salas.

PROGRAMAS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS: TEM DIFERENÇA COM A SALA DE BATE-PAPO?
As diferenças são poucas, se é que tem, mas tenho a sensação de que um Messenger da vida é mais seguro de uma sala de bate-papo, a probabilidade de ser enganado diminui, porque você conhce a pessoa antes e depois mantém o contato através dessa ferramenta. Esse tipo de programa ajuda bastante a encurtar a distância em várias relações e até viabilizar uma, pois as pessoas podem não conseguir falar em alguns momentos e tem esse recurso a disposição para se comunicarem. Porém, quando as pessoas acabam se desentendendo pessoalmente e virtualmente tentam se falar, fica aquele clima estranho e chato de como se nada tivesse acontecido, o que é ruim, pois deveriam se lembrar que o equilíbrio nessa comunicação é essencial para manter tudo no seu devido lugar.

O QUE ESPERAR PARA O FUTURO DAS RELAÇÕES VIA INTERNET?
Tentar preservar informações pessoais ao máximo quando se está falando com alguém desconhecido na internet e não substituir o contato pessoal pelo virtual, principalmente em relações afetivas, aonde limitar-se a um contato via internê irá aos poucos minar a relação e seu prazo de validade será menor do que aquele pão francês que se compra na padaria da esquina. Portanto, saia da frente do computador e vai se encontrar pessoalmente com quem quer que seja para conhecer a pessoa de verdade! Essa conversa se encerra no: 


Até a Próxima!

Comentários