Análise: Kekkaishi (volume 6)


Autora: Yellow Tanabe
Gênero: Ação, Comédia, Drama, Romance, Sobrenatural
Perído de publicação: 2003 - 2011
Serialização: Weekly Shonen Sunday (Editora Shogakukan) / Panini Comics
Número de volumes: 35

Sinopse: A Urakai envia um jovem membro da organização chamado Gen Shishio para ajudar a patrulhar Karasumori e protegê-lo contra o número crescente de ayakashis. Porém, Yoshimori não está disposto a permitir que este faça o que quiser no território de sua família!


ATENÇÃO: Essa matéria contém spoilers (revelações) sobre a história. Se você não leu ainda, por favor não continue! Este blog não se responsabiliza pelas consequências.



Olá a todos! Depois de quase 5 anos de paralisação, conseguimos retomar a resenha sobre Kekkaishi, a situação de publicação do mesmo aqui no Brasil não mudou nada (com tendência para o cancelamento mesmo), porém não gostaria de deixar minha visão a respeito da série em aberto, então vamos tentar ir até o fim, só que sem promessa de periodicidade regular porque são 30 volumes e leva um tempo até ler, analisar e conciliar com as demais atividades da vida!!


Bom, este volume continua com a invasão de um observador misterioso que se revelou ser uma ayakashi em uma carcaça de ser humano, o que dificulta bastante a identificação de quem ronda Karasumori em busca de poder. A tática de Tokine e os improvisos do Yoshimori deixaram esse invasor com o pé atrás, e por mais que os kekkaishis estejam em desvantagem em relação a eventuais inimigos que conhecem suas habilidades, esses dois pontos tornam as batalhas bastante imprevisíveis. O palpite do Masamori sobre uma organização estar interessada no castelo estava certíssimo e aos poucos começamos a ver essa ameaça tomar forma.

Yoshimori deixou escapar o que estava deixando-o encucado nos últimos tempos justamente para quem ele quer tanto proteger, e Tokine se prontificou de ajudá-lo, só que está mais para uma missão individual do que coletiva, mas os amigos sempre estão dispostos a ajudar quando nós mais precisamos. Todo esse mistério desencadeia uma pequena série de investigações para saber o procedência dessas ayakashis tão preparadas para lidar com a habilidade de rastreio dos youkens e dos kekkaishis, e nesse meio tempo temos a Urakai, ou melhor, os Peregrinos Noturnos (liderados por Masamori) enviando um agente escolar chamado Gen Shishio, que claramente tem problemas ao lidar com pessoas, e começa um alvoroço para fazer Yoshimori e Tokine se revelarem.

Uma tensão inicial rola entre os três justamente pela falta de discrição do garoto para abordar os guardiões de Karasumori; até aqui bem natural a entrada de mais um personagem para integrar o grupo de protagonistas, me agrada o sistema de dupla e só espero que a autora não inicie um festival de entrada de inúmeros coadjuvantes e perca mão da construção deles até aqui. Uma coisa que ainda não está clara é o que exatamente o Masamori busca, o fato de ele esconder de seus familiares sua promoção na Urakai intriga quem está lendo, ele parece andar na linha do querer ajudar e do estar pronto para tirar vantagem para si de qualquer situação que venha a surgir, é realmente uma figura dúbia e interessante.

Ele ainda justifica o porquê de enviar o garoto para lidar com seu irmão mais novo justamente por eles serem parecidos ao lidarem com as situações, entendo que veremos melhor essa semelhança no decorrer na história. Visivelmente, os kekkaishis da família Sumimura e Yukimura ficam incomodados com a intervenção da Urakai, talvez a fonte desse incômodo seja pelo fato de não se conhecer os reais interesses da alta cúpula desta organização que procura manter o equilíbrio entre o mundo das ayakashis e dos humanos.

Além de Shishio, nos é apresentado outra figura estranha, Heisuke Matsudo, um professor fissurado pelo sobrenatural e que aparenta ser de grande ajuda para entender os truques do inimigo. O comentário dele para o Shigemori sobre amor não correspondido e aquele flashback do volume anterior quando o Yoshimori foi consertar a cama do Uro-sama sugerem que houve alguma coisa entre ele e a Tokiko... Parece cedo para entendermos melhor essa relação.

Apesar de todo o individualismo de Yoshimori e Gen, acompanhamos o primeiro trabalho em equipe de ambos para derrotar o Ookubi-Guruma (um youkai bizarro), exigindo o improviso de ambos para lidar com um adversário rápido e perigoso. Em meio a batalha, sabemos que o novo aluno é um meio-ayakashi, natureza que lhe confere um grande poder físico e regeneração acelerada, o que indica que sua força é aumentada enquanto ele estiver no terreno do colégio e que é de grande suporte para dupla de personagens.


Neste volume, passamos do 50 capítulos e abriu-se um leque de personagens para compor o elenco da série, além de criar a expectativa de um combate com esse grupo de ayakashis representadas pelo tal Byaku e por uma misteriosa mulher. A chegada de Gen promete conflitos e evoluções sobre como Yoshimori e Tokine lidam com seu dever e como utilizar seus poderes. Para encerrar, o monstro da cabeça na roda soltou a informação de que os protetores de Karasumori estão com a cabeça a prêmio e que isso está ligado a tal organização misteriosa que está interessada no solo sagrado. Pois é, mais detalhes estão sendo revelados e o prenúncio de uma grande batalha se aproxima!



Gostou do post? Em caso de dúvidas, críticas e/ou sugestões para melhorar a análise dos próximos volumes, deixe seu comentário.

Até o próximo volume!

Comentários