Glossário: Antologia


Antologia ou Revista ou Almanaque pode ser definido como uma revista composta de um ou mais capítulos de uma história em quadrinhos, que abordam vários temas e que possui um público-alvo em comum. Por exemplo, é como se fosse uma revista publicada com um capítulo de Dom Casmurro, um capítulo de Harry Potter, um capítulo de Crepúsculo, um capítulo de Sherlock Holmes e um capítulo de Dragon Ball (não liguem para os exemplos absurdos e sem noção citados, atentem-se como é formado o almanaque). Abaixo temos algumas revistas e suas caracteristicas:

ANTOLOGIAS SEMANAIS PARA GAROTOS

Weekly Shonen Jump (Editora Shueisha)


Revista publicada semanalmente no Japão, que tem como seu público-alvo garotos de 11 à 15 anos, e possui histórias focadas em ação, aventura e luta; entre outras fatores que agradam o público shonen (palavra que significa garoto em japonês).

Histórias populares publicadas nesta revista: Captain Tsubasa (Super Campeões), Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Slam Dunk,  Samurai X, Yu-Gi-Oh!, Hunter x Hunter, Shaman King, One Piece, Naruto, Bleach e Death Note.
 
Weekly Shonen Magazine (Editora Kodansha)


Concorrente indireta da Shonen Jump, esta é mais uma antologia para garotos, possui as mesmas características, porém tem um público que está entre 15-17 anos.

Histórias populares publicadas nesta revista: Love Hina, Tsubasa: Reservoir Chronicle, Fairy Tail, Samurai Deeper Kyo, Negima! e Air Gear. 

Weekly Shonen Sunday (Editora Shogakukan)


Na teoria é uma antologia para garotos, mas na prática tem seu público-alvo bem distribuído em várias faixas de idade entre 12 e 20 anos.

Histórias populares publicadas nesta revista: Urusei Yatsura, Ranma ½, Touch, Flame of Recca, Inu-Yasha, Major, Detective Conan, Konjiki no Gash Bell (Zatch Bell), Kekkaishi e Cross Game.

ANTOLOGIAS MENSAIS PARA GAROTOS 

Jump Square ou Jump SQ. (Editora Shueisha)


Tem a mesma característica da sua irmã Shonen Jump, tem diferente periodicidade, quantidade de títulos e estilo de publicação, onde o número de páginas é superior ao de uma revista semanal, que geralmente possui capítulos que tem entre 15 e 20 páginas. Na publicação mensal, um capítulo pode variar entre 30 e 50 páginas.

Histórias populares publicadas nesta revista: Claymore, D.Gray-man, Rosario + Vampire, Ultimo, The New Prince of Tennis e Embalming: The Another Tale of Frankenstein. 

Shonen Gangan (Square Enix)


Revista de menor popularidade, focada mais na publicação de mangás baseados em jogos de video game. Lembrando que pertence a mesma empresa criadora da famosa franquia Final Fantasy.

Histórias populares publicadas nesta revista: Fullmetal Alchemist, Soul Eater, 666 Satan, Kingdom Hearts e Final Fantasy Crystal Chronicles.

Só citei os almanaques mais famosos para garotos porque existem vários públicos e revistas, e não conheço tantos para citar aqui, é um mercado muito maior do que se pode imaginar. O objetivo em si era para esclarecer alguns termos para quem não tem muito envolvimento com essa área ou que não conhecia exatamente como é publicado as histórias lá no Japão. 

Em caso de dúvidas sobre esse termo, algo que não tenha ficado claro ou sugestões para outros termos, deixe um comentário. O Glossário será utilizado exatamente para explicar sobre palavras que aparecem constantemente sobre o universo de animes e mangás neste blog. 

Até a próxima!

Comentários