Free Talk 24 - Redes Sociais (2)


Aqui estou mais uma vez, depois daquela divagação sobre Blog e Twitter, para falar sobre o Dia do Beijo as Redes Sociais, agora abordando outras duas ferramentas muito famosas: Orkut e Facebook. A funcionalidade de ambos é muito semelhante, até parece que um é a cópia genérica do outro.

ORKUT: QUEM VOCÊ CONHECE? 


Rede social que foi criada em  24 de Janeiro de 2004 por Orkut Büyükkökten (um engenheiro turco que cedeu seu belo nome para a criação do site) e afiliada ao Gugu Google, com o objetivo de ligar as pessoas e manter relacionamentos. O engraçado é que o objetivo inicial seria ter o mercado norte-americano, porém os países que tem o maior número de usuários são o Brasil (48%) e Ìndia (39,2%), fato que fez a Google mudar a sede do órkut para o nosso amado país, motivado também pelas questões legais.

Eu tenho orkut, você tem deve ter, quem conhece computador e pensa que sabe usar a internet, a primeira coisa que faz é uma conta no orkut pra se ligar aos amigos, familiares e conhecidos, afinal essa é a função dessa rede social, ligar as pessoas. É um site que oferece vários recursos, como jogos (Joga Craque, Mini Fazenda), bate-papo, mandar recados, depoimentos, declarações de amor e por aí vai. Porém, toda essa oportunidade de manter contato e executar outras atividades no site levam a uma situação inevitável: exposição da privacidade.

Algumas pessoas se expõem tanto que perdem até a noção, postam coisas que não tem sentido ou que são de muito mal gosto (não vai me dizer que nunca recebeu um email com as pérola do orkut?), sem falar do número de comunidades que aumentam quando aparece uma frase feita ou descuido de uma pessoa importante. Quase tudo o que você faz, publica e recebe é exposto para as outras pessoas, o que traz uma grande notoriedade para seu perfil, que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo (não vejo como algo tão bom assim). Os casos de brigas via orkut são vários, um conhecido meu passou por uma situação bizarra: ele foi citado em uma troca de mensagens por outros dois amigos dele falando sobre uma menina, e ele nem tinha computador, muito menos orkut, e quando a moça descobriu a conversa foi tirar satisfações com ele com um print screen do diálogo na mão, sendo que o rapaz nem sabia que aconteceu e muito menos tinha acesso aquele conteúdo. Depois de discutirem, ela acabou perdendo esse argumento e se desculpou pelo ocorrido. Veja que tipo de confusão pode-se arrumar com uma rede social!!

Além desse problema, quando uma pessoas tem um perfil criado sem autorização ou conhecimento, temos o famoso perfil fake, fato que é bastante corriqueiro na internet e causa muita dor de cabeça, mesmo porque se trata de uma difamação. Também tem os casos de preconceitos, bullying (está tão na moda essa palavra que parece que nunca existiu e ninguém sofreu...aff), torcida organizada de clube de futebol marcar para se encontrar para brigar depois de algum jogo clássico, até terrorismo via internet pode ser citado, e principalmente, os casos de pedofilia, que infelizmente são muito comuns, porque os adolescentes abaixo dos 18 anos querem se sentir incluídos no mundo e fazem contas nas redes sociais, às vezes sem consentimento dos pais, e acabam vulneráveis para conhecer esses meliantes perturbados que os aliciam. Essa é uma questão muito complicada e deixo para as autoridades públicas cuidarem da situação.

Lembrando que países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Irã bloquearam o Yogurt por motivos de ferir a imagem da nação e outros problemas como o próprio terrorismo.

FACEBOOK: UM ORKUT REFINADO (?)


Criado em 04 de Fevereiro de 2004, por quatro estudantes da Universidade de Harvard (aquela que nunca iremos ingressar), tendo como principal desenvolvedor Mark Zuckerberg, o bilionário mais jovem da face da Terra, o Facebook tem funcionalidades parecidas com o Orkut, já que você pode mandar mensagens, postar fotos, frases em seu status, mas uma das vantagens é a associação com contas de outros provedores como o Twitter e o Flickr, onde as atualizações feitas em um deles aparece automaticamente no facebook.

Inclusive, essa rede social tem se espalhado bastante ultimamente por aqui no Brasil, terra do orkut, tanto que uma amiga de faculdade comentou que após entrar no facebook ficou surpresa ao saber que sua mãe tinha uma conta no website, e o mais engraçado é que ela nem sabia hahahaha, o que contabiliza como um fato bizarro sobre esse tipo de meio de interação. Também temos que lembrar que recentemente foi lançado um filme sobre os bastidores da criação do site, que teves problemas legais; é interessante e vale a pena assistir. Assim como o órkut, o facebook expõe informações sobre a pessoa para que outras, conhecidas ou não, tenham acesso e crie uma ligação, afinal essa é a função principal das redes sociais.

É isso, não tenho muitas coisas a ressaltar sobre os dois, mesmo porque são muito úteis (se bem utilizados) e ajudam a não perdermos contato com outras pessoas, a única coisa que acho chato é o excesso de atualizações que as pessoas costumam fazer (ainda mais se estiver com a conta vinculada ao twitter), dá a impressão que querem chamar a atenção e isso pode tornar-se inconveniente em alguns momentos, mas no geral não vejo mais nada de muito ruim em ambos. Esta conversa continua em:


Até a Próxima!

Comentários

  1. AEEEE até que fim um outro post =D (sou chatinha demais, eu sei *-* kkkk)

    Ficou muito bom, tah pegando o jeito da coisa em HAHAHA

    ResponderExcluir
  2. \o/ consegui publicar depois de quase uma semana!! Tem dia que é difícil pra escrever alguma coisa, mas me esforço na medida do possível pra agradar você leitora kkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário