Free Talk 16 - Valentine's Day

"Esse cara ficou doido?!" exclama um dos leitores que lê este artigo, que não sabe que o famoso Dia dos Namorados (Valentine's Day) é comemorado no dia 14 de Fevereiro e não dia 12 de Junho. Bem, não vou falar da história do Santo porque isso não é aula de história e estou com preguiça, e se o fato realmente despertou sua curiosidade, você vai procurar no Google e tirar suas dúvidas. Pois bem, reza a lenda que a mudança de data foi uma estratégia comercial para aquecer as vendas nesse peróiodo do ano que são muito ruins aqui no Brasil, outras correntes afirmam que é para apavorar os homens, sendo que no dia 13 de Junho comemora-se o dia de Santo Antônio, conhecido como o Santo casamenteiro. Detalhes a parte, vamos analisar esta data tão importante no nosso calendário.

Coração: o símbolo máximo do amor
A data comemora a felicidade de um casal, o amor e tudo relacionado a isso, há quem leve em consideração apenas os presentes que a data proporciona. Os solteiros simplesmente estão isentos de entregar presentes para alguém, não precisam ficar planejando o que terão que bolar pra agradar a pessoa amada. Porém, isso levanta umas das questões conhecidas sobre a data.

PRESSÃO DA SOCIEDADE
É inegável o fato que dentro de uma ordem natural, nós seres humanos, animais mamíferos, temos nossas necessidades e precisamos suprí-las para alcançarmos um objetivo em comum: sobreviver. Nem todos tem acesso a tudo que leva a formação natural do ser humano, muitos passam fome, não tem um teto para viver e por aí vai, a Pirâmide das Necessidades de Maslow apresenta como funciona toda essa história:


Por mais incrível que pareça, todos buscam atender essas expectativas, claro que cada um a sua maneira, mas basicamente é isso. É perceptivel quando uma pessoa tem algum problema, e geralmente está relacionado a alguns dos aspectos apresentados; por exemplo, o desemprego, que assola a vida de muitos é um problema relacionado a necessidade de segurança, atrelado diretamente as finanças da pessoa (e se não tem dinheiro, dificilmente poderá executar outras atividades como comprar uma casa, fazer uma viagem, sair com amigos e familiares), o que acarreta em uma vida limitada em alguns aspectos, o que não siginifica que ela não conseguirá fazer tais atividades.
Tecnicamente falando, existe uma "sequência" de fatores para se alcançar os objetivos. MAS, lembra daquela história de cada pessoa é um ser único e nunca deve-se generalizar? Pois então, refletindo um pouco sobre isso, cheguei a conclusão de que a piramide de Maslow é generalista de certa forma, mesmo porque cada indivíduo tem uma necessidade diferenciada, às vezes ter um círculo social vasto não é mais importante para uma pessoa mais introvertida e reservada, ou ter uma casa modesta para viver não seja suficiente para uma pessoa que gostaria de morar em uma mansão de 300 quartos, ou para um sujeito não seja tão imprecindível se pegar com várias pessoas até encontrar a pessoa certa. Tudo é bastante relativo, como afirmou Einstein.
Depois de dar essa volta toda, vamos ao x da questão: Se as pessoas são únicas, tem suas necessidades particularmente diferenciadas, então por que a sociedade pressiona implicitamente aqueles que não tem um compromisso? Entenda que não estou querendo contrariar a ordem natural das coisas, por mais incrível que pareça, reprodução está completamente ligado a sobrevivência, e este ligado a evolução (momento Darwin), e partindo desse pressuposto, todos naturalmente conseguiriam encontrar seus pares e viverem "felizes para sempre", mas a realidade é mais sacana do que se imagina, e nos apresenta casos particulares de quem não QUER encontrar alguém ou quem NÃO CONSEGUE encontrar alguém. Ambos sofrem com essa encheção de saco do dia dos namorados. Vejamos as características de cada um:

Não quer encontrar ninguém nem tingindo de ouro: essa pessoa preferiu priorizar outras áreas da vida, (geralmente a profissional) e decidiu não compartilhar sua vida com nenhum parceiro ou cônjuge. Talvez o que mais deixa essa pessoa injuriada são aquelas malditas perguntas sobre namoro e casamento, e as reações podem ser diversas, mas isso não significa que não existam casos de pessoas que nem ligam pra tal cobrança social e encare tudo com isso com muito bom humor e maturidade.

Não consegue encontrar nem uma baranga (ou barango): a pressão pela data dos namorados felizes recai justamente na maioria desses pobres de espírito, coitados que não conseguem fazer uma auto-análise profunda e tomar atitudes para mudar, costumam pensar mais no passado que um professor de história e tentam a qualquer custo encontrar explicações desnecessárias, ou até metafísicas, para justificar sua inabilidade de conseguir demonstrar auto-confiança e conquistar alguém. Não se preocupe (se você for assim), porque muitos passam por uma fase semelhante a essa, o que muda é o tempo de permanência nela, mesmo porque ninguém passa a vida inteira pegando várias pessoas. Quem não consegue sair desse estágio de derrota pode acabar ficando pra titia (mulher) ou ser chamado de viado (homem) e sofrer o resto da vida por não conseguir realizar o desejo de ter alguém ao seu lado.

Não permita que as pessoas riam de você, seu perdedor!
Apenas usei esses dois esteriótipos mais básicos de vítimas das cobranças, tem vários outros casos, porém não conseguiria colocar aqui tantos. O que define realmente o caminho a ser trilhado por cada um são suas decisões tomadas todos os dias, e não o que os outras pessoas dizem. Percebeu que esse dia romântico pode ser mais sombrio que um filme de terror para alguns? A pessoa que possui maturidade vai ficar se preocupando com essas pressões estúpidas que já sofremos desde a infância, se extende na adolescência e continua principalmente na fase adulta, onde seus pais torcem pra você encontrar alguém, sair de casa logo e pagar suas próprias contas. O ser humano que recebe as orientações adequadas, obviamente, não vai vai ficar aos 40 anos de idade desempregado, sem estudo, sem família, dependendo da aposentadoria dos velhos pra comprar o video game da moda, se perguntando porque está nessa situação.

WHITE DAY (ex-Dia dos Marshmallows)
É a resposta ao Valentine Day realizada no Japão, Coréia do Sul e Taiwan, onde os meliantes que receberam chocolates de alguma representante do sexo feminino no dia 14 de Fevereiro devem retribuir tal "favor", entregando choco ou outro doce e/ou comestível para elas. A data foi criada em 1965 por um fabricante de marshmallow (por isso dia branco, muito criativo...) e hoje é comemorada dia 14 de Março, funcionando como mais uma estratégia de alguém ganhar financeiramente em cima do amor.

É bem mais barato que chocolate de marca...
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sinceramente, não vejo tanto significado nesta data (se minha namorada ouvisse isso arrancaria minhas tripas e serviria no jantar) mesmo porque acredito que no relacionamento todos dias são importantes, outras datas são marcantes que o Dia dos Namorados, como o dia que os dois se conheceram, ou sairam pela primeira vez, ou quando se beijaram pela primeira vez ou até o dia que homem decidiu se algemar (digo, se comprometer) com a sua amada. Bem, essa foram as impressões sobre o Dia do Valentim, espero não ter fugido muito do assunto. Olha que não falei do lado conjugal da coisa, mas vou deixar essa análise para outra ocasião! XD

Alianças: utensílio encontrado em joalherias
Até a Próxima!

Comentários