Free Talk 131 - Retomada


Mais uma tentativa, agora em tempos estranhos...

Sim, caros leitores, estamos de volta a programação depois de muito tempo! Por quanto tempo? Não sabemos! Então, vamos aproveitar enquanto podemos porque a vida é curta!

Tem um tempo que estava disposto a retornar com as postagens aqui neste espaço, estou empenhado em abrir espaço na rotina e agenda para produzir conteúdo legais e ampliar a abordagem de temas relacionados aos assuntos do blog, mesmo que em 2021 seja muito mais prático consumir informações através de mídias áudio visuais (vídeos e podcasts), e convenhamos que até para executarmos outras atividades é mais prático (muitas vezes já passei roupa ou dirigi enquanto ouvia algo). Nada mais é do que otimizar tempo, ter alta performance e ser extremamente produtivo... Está virando uma conversa de couch... Vamos parar aqui!

Ainda tenho essa preferência pela escrita e leitura, e mesmo que este espaço seja de entretenimento e um pouco informativo a cerca de um pedaço da cultura pop japonesa, acredito muito que o exercício de nós apropriados de um conteúdo lendo, aprendendo, processando o que está no alcance dos nossos olhos nos enriquece. Nesses últimos anos aprendi muito que todo mundo é talentoso em algum assunto, e daí que se exercita as vocações para "ser alguém quando crescer", porque convenhamos se todo mundo se tornar advogado, engenheiro ou médico como nos pressionam em reuniões familiares, o que será das outras profissões?

Recentemente, uma amiga olhou para minhas estantes de mangás e disse que admirava a disposição que tinha para ler tanta coisa, então pensei e disse que na mesma proporção que tinha essa capacidade de leitura ela também tinha o dom de cozinhar coisas maravilhosas que nem com receita eu poderia reproduzir, ou seja, cada um é bom em algo, basta se conhecer e lapidar essa habilidade. Aí você se pergunta porque estou indo tão longe assim para falar do que está acontecendo atualmente e explico melhor.

Entendendo que somos bons em algo e estudar esse algo nos tornar melhores ainda, então como podemos saber mais que um médico sobre qual melhor tratamento ou remédio para uma doença? Ou saber mais que um acadêmico sobre um estudo científico? Ou quem sabe entender mais de lecionar do que um professor? E saber gerir uma empresa mais do que um gestor que domina teorias e práticas de administrar uma empresa? É nesse cenário bizarro que estamos e existe uma dificuldade em nível coletivo de se encontrar uma saída ponderada.

Existe opinião e fato. Opinião todos podem ter a que for. Contra fatos não há argumentos. Parece óbvio, não? Pois bem, chegamos em tempos tão estranhos que as pessoas contrariam um fato em detrimento de sua opinião, que se estabelece como uma verdade que não pode ser contrariada. É como uma sobreposição de narrativas, uma história sendo contada por diversos pontos de vista, só que contraria tudo que o senso comum, registros, legislação, estudos, estabeleceram para que qualquer pessoa minimamente interessada pudesse se apropriar e lidar com o obscurantismo que emerge do ser humano de tempos em tempos como a história nos mostra no decorrer dos milênios.

Estamos em um momento muito difícil, uma pandemia não é um evento recorrente como se apresenta, as pessoas não podem se aproximar como normalmente fariam, e para lidar com essa situação nada mais apropriado do que ouvir e contar com os profissionais que podem exercer seu papel de forma competente para atravessarmos esse horror da melhor forma possível. Só deixo uma pergunta para reflexão: você entra em um avião com um piloto no comando ou outro profissional de área diversa que nunca pilotou um avião?

Até a próxima!

Comentários