Free Talk 43 - Padrão


Seguir um modelo para fazer alguma coisa pode ter os mais variados significados, se você tem um padrão no seu trabalho é porque está buscando otimizar suas atividades e identificar pontos que possam ser melhorados (imagine uma pessoa que não tem um organização em suas atividades profissionais? Nem precisa pensar muito no que vai acontecer...). Geralmente ter um padrão em alguns campos da vida pode ser de auxílio, mas não são todos e gostaria de destacar um em especial: o padrão comportamental. Sim, um conjunto de atitudes que a sociedade exige que um indivíduo siga, tudo para que as coisas não saiam do "controle".

Por exemplo, um fato quase absoluto é que valoriza-se muito mais as pessoas extrovertidas, comunicativas e que expõem para todo mundo sua vida, caracterizando os mais introvertidos, tímidos e voltados para si, como pessoas infelizes ou que tem algum tipo de problema psicológico, e convenhamos, é o cúmulo do absurdo pensar que exista alguém que pensa dessa maneira! Cada um tem uma percepção do mundo, uma reação mais clara ou mais discreta, isso nada tem haver com ter ou não problemas de expressão ou seja lá o que for, contanto que as pessoas que se enquadram nessas categorias consigam seus objetivos, não existe nenhum tipo de problema para ficar criticando.

Timidez e introversão é a mesma coisa para muitos...
Porque eu disse isso? Simples, os introvertidos podem ser considerados mais excêntricos e não são muito preocupados com o que os outros pensam sobre eles, seguem em frente da mesma maneira que uma pessoa mais solta, enquanto que esta precisa mais da aprovação das pessoas ao seu redor. É ruim? Não, como disse, cada um age da maneira que achar mais conveniente para si, mas se você não se enquadra no padrão da sociedade já é mal visto, acham que é uma pessoa frustada e que não vai conseguir nada de bom, desdenham da capacidade da pessoa só porque ela não segue as atitudes da grande maioria.

Ninguém tem a obrigação de provar nada para ninguém. Ser diferente ou  ser igual, tem que parar com essa bobagem de que as coisas tem que acontecer da maneira que se exige, se o vizinho conseguiu ganhar na mega-sena eu também tenho que ganhar e do mesmo jeito, é ridículo! No dia que as pessoas deixarem de se cobrar tanto, viverão momentos melhores e mais felizes. As mulheres deviam parar de sonhar que vão se casar no Castelo de Chantilly como o Ronaldo e Daniella Cicarelli (lembra disso? Quanto tempo durou mesmo a relação deles?) e parar de agir como se fossem as princesas da Disney, achando que encontrarão um mundo dos sonhos quando se envolverem com um homem; enquanto nós homens devemos ser mais realistas e não se limitar a fazer as mesmas coisas na relação com elas ou esperar que vamos encontrar uma panicat para nos antender; um relacionamento é feito por duas pessoas e não uma, são muitas expectativas a serem correspondidas!

Chateau de Chantilly, um lugar que no ecziste!
Enquanto ficarmos presos a essas porcarias de padrões comportamentais impostos por outras pessoas nunca seremos livres para realizarmos as escolhas que nos colocará no caminho certo, cabe a cada um perceber o que é bom para si e para quem está próximo. Não serei hipócrita em dizer que é fácil fazer isso, tem momentos que precisamos abdicar de algo (ou alguém) importante para seguirmos em frente, na hora pode ser algo muito doloroso e revoltante, mas no futuro esse passo pode ser o primeiro que construiu uma situação que se esperava muito. E você? Segue os padrões da sociedade ou constrói o caminho da vida a sua própria maneira?

Até a próxima!

Comentários