Free Talk 124 - Celebration


Por favor, não comemore!

Como já ilustrei em outras postagens, sou palmeirense e naturalmente acompanho os jogos do time, inclusive o Campeonato Paulista 2017, e depois do 1º jogo das quartas de final deste certame tivemos uma sessão de reclamações sobre a expulsão do jogador Roger Guedes após marcar um gol em favor da equipe de origem italiana e comemorar com a torcida, porém a regra prevê aplicação do cartão amarelo e como o mesmo já tinha...

É curioso como nesta modalidade existem grandes preocupações com pequenos detalhes, o gol é momento máximo da partida e diante de toda pressão que o jogador passa durante os 90 minutos, ele não pode expressar a importância daquele momento? Fala sério! Enquanto isso, é ridícula a dificuldade que a dona FIFA tem de mudar algumas regras para tornar o esporte mais interessante e moderno, mudanças como colocar chip na bola, punições severas a clubes que são coniventes com condições precárias no estádio (a Libertadores dá um show nesse quesito), aumentar o número de substituições nos jogos oficiais e entre outras medidas que transformem o espetáculo em algo mais atrativo e que compense seu alto custo-benefício.

O vôlei adotou a regra do desafio, que utiliza da tecnologia para tirar dúvidas em que o olho humano às vezes falha, sem que prejudique a essência do jogo. Sem falar da poluição visual que virou as camisas de futebol, parece até aquelas que os foliões usam no carnaval, cheias de propaganda em tudo que é lugar. o engraçado é que quando o jogador não comemora, todo mundo acha esquisito, que está de mal com a torcida ou com os outros jogadores, grandes estrelas da Europa costumam adotar essa postura.

Rivaldo comemora gol da virada rodando a camisa
Inglaterra 1 x 2 Brasil - Quartas de Final da Copa do Mundo de 2002

Ronaldo comemora com a torcida seu primeiro gol no Corinthians
Palmeiras 1 x 1 Corinthians - 1ª fase do Paulistão 2009

O garoto Neymar comemora o segundo gol do Santos
Santos 3 x 4 Palmeiras - 1ª fase do Paulistão 2010

Maycon imita uma galinha no primeiro gol do majestoso
São Paulo 1 x 1 Corinthians - 1ª fase do Paulistão 2017

Esses foram alguns momentos recentes de comemorações, precisa muda muita coisa para que isso não se perca no tempo. Bom, vou deixar um vídeo cheio de comemorações da partida Santos 3 x 4 Palmeiras pelo Paulistão de 2010, conhecido como jogos das danças (destaque para o Armeration):


Enfim, evitar que o jogador tire a camisa e caia nos braços do povo é mais importante que penalizar que prática o anti-jogo ou quem faz a partida ficar mais tempo parada do que com bola rolando. Viva a hipocrisia!

Até a próxima!

Comentários