AniMangá TOP 10 Award 2011


Aqui estamos novamente para a escolha dos melhores títulos que este que vos fala pode acompanhar, não posso ver tudo que é publicado ou exibido, porque aí teria que deixar de viver e isso não daria muito certo! Esse ano a postagem ganhou um nome mais personalizado, teremos apenas uma parte, mas o que importa é vem logo abaixo.

Os critérios são os mesmos da eleição anterior, ou seja, teremos as seguintes categorias: Melhor Mangá, Melhor Anime, já Melhor Abertura e o Melhor Encerramento ficou apenas cinco vídeos para cada, esse ano não teremos um top 10 destas categorias.

Categoria MELHOR MANGÁ

Critérios de avaliação: títulos lidos em 2011, tanto online quanto fisicamente
Títulos que não entraram no ranking: Black Lagoon, Bleach, High School of the Dead, Kimi ni Todoke e Ranma ½

10º lugar: Arata Kangatari (O Mito de Arata)

Assim como Kekkaishi em 2010, foi uma surpresa ver esse mangá publicado no Brasil, ele não é muito conhecido por essas bandas, porém a autora Yuu Watase tem uma fama que pode ter facilitado sua chegada. Um volume e já foi o suficiente para chamar a atenção pela boa história, a revista Shonen Sunday tem títulos agradáveis de se ler e que envolvem os leitores facilmente, uns ficam receosos de começar a ler Arata por ser produzido por uma autora de shoujo (mangás para meninas), o que é uma grande bobagem, Fullmetal Alchemist foi criado por uma mulher também e nem por isso deixou de ser um grande mangá, às vezes as pessoas precisam largar certos conceitos para conhecer títulos interessantes.

9º lugar: Katekyo Hitman Reborn!

A série começou regular, cresceu com o decorrer dos tempos, caiu no desenvolvimento e hoje retomou um pouco de quando estava no seu auge, ouso dizer que o título pode estar próximo de seu fim, porém nunca se sabe quando um mangá da Jump pode acabar, ainda mais um que rende bem como Reborn!. Nesta atual saga, a autora aborda uma das pontas mais misteriosas do universo da série, espera-se que ela não perca mais um vez a mão como no arco anterior que não foi lá essas coisas, pelo menos ela é uma pessoa que se esforça muito, desde que acompanho mangás semanalmente nunca vi uma pausa nesse título, toda edição da revista tem um capítulo, algo admirável de se ver, já que desenhar mangás não é um trabalho nada fácil.

8º lugar: Air Gear

Lembram de Tenjou Tenge? Aquele mangá que tem uma história falha e muito bem desenhado, pois é... Oh! Great durante 8 anos publicou estes dois mangás simultaneamente sem perder a qualidade do traço. Air Gear é um dos meus mangás favoritos, uma leitura agradável e divertida, a arte está em um ótimo nível, a única dúvida que fica é quanto ao roteiro, que nesses primeiros volumes está bom, espera-se que o autor não entre em uma viagem psicodélica e perca a mão da história de Ikki e os Air Trecks (patins motorizados). Só tenho elogios a Panini Comics que trouxe esse título, com páginas coloridas na primeira edição e que, talvez, possa abrir um precedente para publicação de mangás esportivos aqui no país.

7º lugar: Fairy Tail

Nesse ano, o mangá ganhou mais popularidade mundo a fora, está entre os títulos shonen mais lidos e procurados dos sites de mangás online, mesmo assim, ainda falta algo que não consegui definir, é aquela questão da falta de seriedade que outros títulos do gênero conseguem transparecer. Isso sem citar o excesso de situações batidas e clichês, muitos dizem que o trabalho anterior de Hiro Mashima (Rave Master) é muito melhor que Fairy Tail, particularmente não li o mesmo até o momento e não posso dizer o mesmo. Ainda existe uma esperança que o autor, motivado pelo sucesso comercial, se esforçe mais em uma melhoria da história, que parece ter um longo caminho pela frente nos próximos anos.

6º lugar: D.Gray-man

Depois de vários volumes em um ritmo frenético, muitas lutas e a trama se desenrolando aos poucos, a obra chegou na parte onde os capítulos passaram de semanais para mensais, afetando a frequência de leitura dos fãs. A história passa por um momento que alterna entre a tranquilidade e a tensão, isso é bom, muitos preferem porrada atrás de porrada, creio que equilibrar as ações e alternar entre desenvolvimento do enredo e lutas bem elaboradas é mais legal. Outro detalhe é a mudança do traço, está mais adulto em comparação com os primeiros volumes, isso provavelmente é motivado pela alteração editorial, o mangá saiu da revista semanal Shonen Jump e passou para a Jump Square, devido aos problemas de saúde da autora.

5º lugar: Bakuman

Um mangá sobre mangás! O título virou um grande hit nos últimos tempos, foi uma ótima ideia mostrar o caminho árduo para se tornar um autor de mangás, mesmo com todos os pontos fracos que este título apresenta, acompanhar a jornada de Saiko e Shuujin é bem divertido. Tsugumi Ohba pecou na construção de algumas situações e personagens femininas, a grande pergunta que fica é se ele tentou fazer algo que se aproximasse da sociedade japonesa ou apenas foi uma falha de roteiro desse grande autor. Não há muito o que se comentar sobre o traço de Takeshi Obata, que casou muito bem com o estilo da história, uma sintonia entre enredo e arte percebida desde Death Note.

4º lugar: Kekkaishi

Agora que a publicação do mangá no Brasil iniciou a parte exclusiva da história, infelizmente o título mudou de periodicidade mensal para trimestral, talvez por não ter atendido as expectativas da Panini. Detalhes a parte, nada como uma saga relativamente grande para estabilizar a série e mostrar que a autora sabe aproveitar os recursos que tem disponíveis, sem perder o estilo cotidiano escolar para não descaracterizar sua obra. A vantagem dessa falta de popularidade de Kekkaishi é que não se sabe o rumo que a história toma e gera um anseio por situações diferentes do que já conhecemos de outros mangás. Espero que continue mantendo a qualidade, porque tirando os títulos da Jump, é o melhor shonen em publicação.
 
3º lugar: Hunter x Hunter

Após 8 anos de publicação esporádica, tivemos a conclusão do arco Chimera Ant (Formigas Chimera), o mais longo e um dos melhores da história, sempre existe aquela expectativa de até quando o autor publicará os capítulos antes de entrar em uma pausa novamente, o que acaba deixando todos leitores sempre com o pé atrás, isso prejudica até quem tem a pretensão de iniciar a história. Independemente deste fato, HxH é uma das melhores séries da Jump na atualidade, consegue prender a atenção de quem acompanha e sempre apresenta novidades para o universo do mangá, seja com uma história interessante, situações inusitadas ou com personagens bem construídos.

2º lugar: One Piece 

Depois de reviravoltas, fatos inéditos e muito drama, Oda-sensei decidiu fazer um "One Piece Z" para mudar tanto o visual quanto os rumos que a história pode seguir, sem perder o humor característico e outros pontos marcantes na série. Nesse reínicio, esperava-se muito de como a história se desenvolveria, porém em alguns momentos a mesma não conseguiu corresponder com tamanha expectativa; mesmo assim não é algo que exija preocupação de quem acompanha as aventuras de Luffy. É bom lembrar que tivemos a maravilhosa notícia que a Panini Comics republicará a série no Brasil desde o volume 1 e no formato original, mais uma chance para este mangá emplacar!

1º lugar: Naruto

Ainda acredito que o fim de Naruto esteja próximo, o título já cumpriu muito bem o seu papel, precisa apenas fechar algumas pontas soltas da história, como o eterno romance embate entre o protagonista e Sasuke. Sempre tem aquela discussão entre as pessoas que gostam e odeiam Naruto, uma grande bobagem, faltam argumentos mais convincentes para criticá-lo, nenhum mangá é perfeito e este tem seus pontos falhos, mas questionar a qualidade da obra só por não ter gostado dos primeiros episódio ou por ser popular não é o suficiente para destruir todo o esforço empregado pelo autor no seu trabalho. No mais, Naruto teve um desempenho melhor e mais consistente do que os outros nove títulos descritos, tornando-se o melhor do ano.


Categoria MELHOR ANIME

Critérios de avaliação: títulos assistidos em 2011
Títulos que não entraram no ranking: Bleach, Level E, Naruto e Paranoia Agent

10º lugar: The Prince of Tennis


Depois de apostar em beisebol, agora é a vez do tênis nas modalidades esportivas. Por enquanto é um anime regular, nada de excepcional, ao menos o protagonista é diferente dos clichê, mais reservado e calado do que extrovertido e escandaloso. Talvez o grande ponto fraco é a animação, que deixa um pouco a desejar em algumas partidas, talvez seja porque estava sendo produzido enquanto o mangá ainda estava em andamento. Superando estes pontos, The Prince of Tennis é uma série esportiva normal.

9º lugar: Fairy Tail


Depois de oscilar em algumas sagas, parece que agora a história voltou para os trilhos e esboçando um cenário interessante para o final da série, mesmo que ele não esteja tão próximo assim. A animação continua bem próxima do mangá, mas não precisa colocar episódios inúteis para manter essa distância.

8º lugar: Soul Eater


Depois de adiar várias vezes, consegui assistir e gostei muito do que vi, mesmo assolado por alguns temas clichês, a proposta e a execução da história é muita boa, infelizmente é aquele caso de que o mangá está em andamento e o anime não pode continuar. O humor é um ponto forte da série, além do desenvolvimento da trama, se você procura algo neste sentido, Soul Eater corresponde as expectativas.

7º lugar: Hunter x Hunter


O retorno do anime pegou todos de surpresa, já que estavam sendo lançados OVAs referentes as sagas concluídas do mangá. Se a animação tem a função de atrair mais leitores para a versão impressa, está cumprindo o seu papel, porque falha em vários pontos, como suavização de cenas mais pesadas, além de cortes em partes muito importantes para o enredo. No geral, para quem é fã não custa nada acompanhar, mas se você realmente quer ver algo bom, corra para ler o mangá.

6º lugar: Sket Dance


Uma série de cotidiano escolar era o que estava falantdo neste ranking, Sket é leve, simples e divertido, consegue transmitir mensagens legais através de situações onde o clube ajuda os alunos da escola. Cada personagem tem um passado difícil e acaba mostrando superação ao enfrentar as dificuldades

5º lugar: Bakuman


Esta segunda temporada da animação está mantendo o bom nível da série, tirando alguns momentos forçados e que só poderiam acontecer no mundo da fantasia. Bakuman não pode ser encarado como um título que retrata a realidade, mas sim uma obra de ficção que usa muitos elementos do nosso mundo, infelizmente alguns não entendem desta maneira e criticam duramente a obra.

4º lugar: Detective Conan


Eterno, sabe-se lá quando vai terminar, mas é legal de se ver um ou outro episódio de vez em quando, assistir seguidamente faz parecer muito repetitivo. A inserção de novos personagens deu um gás para as possibilidades da história, principalmente o rival de Conan, Kaito Kid, um ladrão ilusionista fora de série.

3º lugar: One Piece


Foi um ano mergulhado no fim da guerra, o drama do protagonista, treinamento e a virada de fase. Ainda bem que o estúdio responsável pela animação estica os episódios e não fica criando histórias paralelas para manter uma distância razoável do enredo do mangá.

2º lugar: Major


Cross Game e Major me ensinaram que nunca se deve desdenhar de uma série de esporte, antes de querer criticar ou fazer qualquer outra coisa deve-se assistir e/ou ler, não existem apenas mangás de porrada no mundo, então quando um título foge disso, cresce a desconfiança e deixa-se de acompanhar algo que pode ser interessante. Major como anime é muito bom, talvez no mangá seja cansativo por ser tão longo, mas o que importa mesmo é se você está procurando uma série esportiva com drama, superação, amizade e que não força a barra com técnicas sobenaturais, este anime é uma boa recomendação.

1º lugar: Gintama


Se você conhece bastante a cultura japonesa, videogamística, animenística (de anime) e ainda não viu Gintama, para tudo que você está fazendo e vai logo ver. É sensacional! O que deveria ser apenas uma série de comédia e ficção científica, acaba alternando com lutas excelentes e várias referências ao universo dos temas citados anteriormente, é impossível não rir e se divertir com esta série. O grande defeito dela é justamente o excesso de citações e piadas específicas que exigem um conhecimento prévio de quem está acompanhando. Relevando este detalhe, Gintama é o melhor anime do ano e que deve ser visto por quem gosta de muita comédia, drama, lutas e situações absurdamente bizarras!


Categoria MELHOR ABERTURA

Critérios de avaliação: nenhum, apenas as cinco melhores aberturas dos títulos assistidos em 2011
Observações: infelizmente para alguns temas só encontrei vídeos espelhados ou com a música inteira.

5º Lugar: Fiesta (Fairy Tail) 


4º Lugar: Dream of Life (Bakuman)


3º Lugar: Kokoro e (Major)


2º Lugar: We Go! (One Piece)


1º Lugar: Light Infection (Gintama)



Categoria MELHOR ENCERRAMENTO

Critérios de avaliação: nenhum, apenas os cinco melhores encerramentos dos títulos assistidos em 2011.
Observações: infelizmente para alguns temas só encontrei vídeos espelhados ou com a música inteira.

5º Lugar: Meikyuu no Lovers (Detective Conan)


4º Lugar: Just Awake (Hunter x Hunter - remake)


3º Lugar: Strength (Soul Eater)


2º Lugar: Shura (Gintama)


1º Lugar: Haruka Kanata (Bleach)


Gostou da eleição? Deixe um comentário abaixo sobre suas impressões, concordando ou não com o que foi apresentado. Bem, é isso, ano que vem tem mais!

Até a Próxima!

Comentários

  1. Gintama! (awwww yeaaaah!)
    Meu anime preferido! XD
    Ate que enfim alguem reconheçeu rs

    ResponderExcluir
  2. Gintama é muito comédia, uma das melhores séries da Jump, quem não acompanha não sabe o que está perdendo!

    ResponderExcluir
  3. Po, conheci seu blog agora, e gostei de cara... O Sistema pelo qual você explica as ToC's e tal, é interessante e detalhado. O Blog me agradou muito, num geral. Parabéns. Btw, Gintama tá no meu Top5 com certeza. A ausência de Bleach no teu ranking é até justificável se analisarmos a última saga, mas em 2011 teve o desfecho da saga Arrancar, cara. Acho que merecia ao menos a última posição por isso. E o encerramento de Hunter, Just Awake, acho que também poderia ter ficado melhor posicinado. Na lista de Openings faltou Tougenkyou Alien, de Gintama, e infelizmente concordo contigo quanto ao cancelamento de Reborn. Enfim, ignore o meu texto-comentário e vida longa e próspera.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios! Ota, o grande problema foi mesmo o desfecho, o Kubo poderia dar um jeito de encerrar a história ali, a batalha com Aizen foi decepcionante e o arco The Lost Agent foi muito fraco. Foi difícil decidir as posições dos vídeos, só para ter ideia lembrei dele na última hora!! Quanto a essa abertura de Gintama, não vi ainda, parei na primeira fase do anime em 2011. Espero que a Akira Amano termine Reborn! após essa saga para não estragar a série, que passou por momentos ruins.

    ResponderExcluir

Postar um comentário