Os Melhores de 2010 (Parte 1)

Isso mesmo que você está pensando, este post será dedicado aos melhores títulos que acompanhei esse ano. Claro que ao final desta eleição será entregue um prêmio semelhante ao que os vencedores do Oscar recebem, com direito a uma festa cheia de glamour, e  estão todos convidados a participar do evento mais marcante do ano!! XD


Brincadeiras a parte, dividi a premiação em quatro categorias: Melhor Mangá, Melhor Anime, Melhor Abertura e Melhor Encerramento. Pensei em fazer mais categorias, mas iria dar um trabalho muito grande, fica pra 2011...ou quem sabe pra 2012...(risos)
Lembrando que para o próximo ano estou admitindo sugestões, não pertencendo a um gênero muito underground, o título será analisado, colocado na lista  e poderá concorrer o próximo prêmio.
Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa:

Categoria MELHOR MANGÁ

Critério de avaliação: Títulos lidos em 2010, tanto online quanto fisicamente.
Observações: Nem todos os títulos que li estão na lista, e só pra não passar batido, citarei quem ficou de fora: Black Lagoon, Dark Metro, Q&A, Ranma ½ e Tsubasa: Reservoir Chonicle.

10º lugar: Bleach

Só não perdeu a posição para os citados acima porque parei de comprar alguns e começei a ler outros recentemente. A história de Bleach caiu muito de qualidade depois da Saga do Passado, o autor causou uma expectativa para uma grande guerra e no fim não passou de um monte de lutas com personagens secundários e sem sentido algum, além de mostrar um protagonista frouxo e mais perdido que cego em tiroteio. As únicas coisa que salvaram foi uma sensível evolução no traço do autor quando ele desenha os personagens (já que na maioria das vezes ele desenha o céu!!). Se continuar nesse ritmo, vai perder sua popularidade com os leitores que levou mais de nove anos para conquistar e pode terminar antes do previsto pelo autor, que são mais dez anos!

9º lugar: Tenjou Tenge

Acompanhado desde 2009, um mangá que é mal escrito, que não tem sentido algum, sem falar das cenas violentas; mesmo assim  você deve estar se perguntando: porque raios TenTen está aqui com essas críticas negativas? Resposta: a arte e a narrativa. Tenjou Tenge (como vi em um blog que não lembro, quando lembrar coloco aqui) causa no leitor uma experiência sensorial diferente, Oh! Great utiliza brilhantemente sua habilidade artística para nos impressionar, a diferença de traço do volume 1 para o volume 21 (penúltimo da série) é assustadora! Sem falar de como a históra é narrada, cheia de metáforas e a ótica de vários personagens sobre uma mesma situação. Tudo isso faz Tenjou Tenge, que foi encerrado neste ano, entrar nesta posição.

8º lugar: Katekyo Hitman Reborn!

No começo do ano estava sem muita coisa pra assistir e decidi apostar no anime de Reborn!. E deu certo mais do que esperava, e após o término do anime, corri para o mangá e continuo acompanhando a história, que é desenhada pela Akira Amano, que tem um estilo parecido com a autora de D.Gray-man, ou seja, um bom traço. Porém, isso não quer dizer bulhufas de nada, só ganhou dos outros dois por ter um roteiro um pouco mais conciso, mas também não é lá essas maravilhas, deixando a desejar em alguns aspectos, devido a seu redirecionamento de estilo no decorrer dos anos. O que era pra ser uma história cômica sobre um garoto virar o chefe de uma família da máfia, transformou-se em shonen que os personagens até viajam para o futuro.

7º lugar: Fairy Tail

Sabia de sua existência pelo lançamento do anime no fim do ano passado, e apostei neste título mais seriamente em 2010, inclusive adquirindo a versão nacional do mangá, além de acompanhar o anime. Como o próprio autor disse, não é pra ser levado a sério,  mas é um título que consegue muito bem divertir o leitor, colocando  aventura, ação e principalmente comédia dentro de uma história de magos. Dificilmente vai conseguir uma posição melhor que essa por não ter um roteiro bem mais elaborado, com um objetivo coerente, que não seja apenas apresentar um mundo de fantasia e diversão. Mas isso não quer dizer que com o tempo possa se tornar uma história mais séria e mais interessante do que já é.

6º lugar: Cross Game 

Cross Game é um mangá de drama romanceado que tem beisebol envolvido. Mesmo não possuindo batalhas épicas com poderes, impressionantes, conseguiu ser cativante e mostrar que tramas que tratam do cotidiano das pessoas podem sim prender a atenção do leitor e gerar expectativas. Claro que não estou desprezando mangás com mundos fictícios ou fantasiosos, mas alertando que o lugar onde os eventos acontecem não é o fator que decidirá se a história tem ou não qualidade. Os desenhos de Mitsuru Adachi perdem para quase todos dessa lista, mas são competentes no seu principal papel: transmitir a ideia do autor. Talvez seja um título que nunca seja publicado aqui no Brasil, por causa do beisebol, que não faz parte da nossa cultura como faz no cotidiano japonês. 

5º lugar: D.Gray-man

Esse é o divisor de águas da lista porque é um mangá muito equilibrado, tem uma boa história, tem ótimos desenhos, batalhas legais, consegue transmitir o que a autora pretende, além de ter ótimos personagens. Porém, D.Gray não é tão perfeitinho quanto parece: em alguns quadros não dá pra entender certas cenas pelo excesso de detalhismo da autora, e isso complica no momento da leitura, tem que ficar observando por mais tempo até entender o quadro direito. Outro ponto negativo foi o período que o mangá esteve em hiato, isso fez com que mudasse de uma revista semanal para uma mensal, o que pode ter afetado o ritmo da história, mas ainda não começei a ler essa parte que ocorreu a mudança. 

4º lugar: Kekkaishi

Conheço a muito pouco tempo, e não li nem a metade do material que tem disponível, tornando-se o seu maior problema: é um título quase desconhecido no Ocidente. Kekkaishi possui algo que faz um mangá se destacar dos outros: ritmo. Não basta a trama ter apenas um ótimo traço, ou batalhas épicas, ou personagens fascinantes, se não houver ritmo (e tudo isso junto). O que mais vejo em obras de longa duração é o autor perder a mão do roteiro, não saber o que fazer com aquele universo que criou, esquece que é importante saber criar uma sequência de eventos que mantenham o leitor atento a cada capítulo, porém Kekkaishi possui esses dois requisitos e os executa com competência, por isso conquistou essa posição.

3º lugar: Naruto

O ninja com roupa de gari conseguiu a medalha de bronze dessa vez, destacando-se pelas grandes batalhas que teve esse ano e pelo encerramento de um dos principais dramas da série: Sasuke e seu irmão Itachi. Essa batalha é apenas uma das várias que teve e terão nos próximos volumes (eu acompanho a edição brasileira). O ponto negativo vai para o autor que fica perdido com o que fazer nos momentos entre batalhas e o fato de não saber desenvolver seus coadjuvantes, apenas se preocupando com o Sasuke Uchiha e o protagonista da história, Naruto Uzumaki. Não tem muito que falar, esse mangá é muito popular e só não conhece quem não quer e quem não gosta. Acredito que este mangá esteja mais próximo de terminar do que se espera.

2º lugar: Hunter x Hunter

Sou suspeito para falar dele, coleciono ele e já assisti o anime. Criado pelo mesmo cidadão que fez Yu Yu Hakusho, HxH só não está em primeiro por dois motivos: os hiatos constantes e os desenhos horrorosos. O primeiro problemas, ao meu ver, é mais uma questão comercial, pois a Editora Shueisha não quer perder uma mina de ouro como essa, pois são poucos os títulos na Shonen Jump que vendem o equivalente a este mangá. E a história ficou meio arrastada também porque o autor, Yoshihiro Togashi, não consegue trabalhar durante muito tempo em uma obra, ele tem alergia a trabalho e, por isso, não consegue desenhar decentemente. Mesmo assim, a trama ganha de várias histórias populares citadas aqui e fica na cola de One Piece.

1º lugar: One Piece

Os Piratas de Chapéu de Palha fizeram por merecer esse posto na medida que a história de One Piece ganhou rumos inesperados e dramáticos com o resgate do irmão de Ruffy, Portgas D. Ace, fato que foi desencadeiado bem lá atrás em um momento de tranquilidade do mangá. É meio complicado falar sem revelar os fatos, por isso não estou detalhando muito a trama. O humor, as batalhas e as reviravoltas acontecem na medida certa, claro que teve pontos negativos, como o fato de estarmos apenas na metade da história, o grande tempo que o protagonista ficou longe de seus amigos, entre outros, mas mesmo assim One Piece merece o título de melhor mangá do ano.


Categoria MELHOR ANIME

Critério de avaliação: Títulos assistidos em 2010.
Observações: Nem todos os títulos que assisti estão na lista: Air Gear, Amagami SS, Dragon Ball Z, D.Gray-man, Kekkaishi, Maison Ikkoku e Soul Eater (iniciado recentemente).

10º lugar: High School of The Dead


O principal elemento dessa série é um dos meus temas preferidos: o apocalipse com zumbis distribuindo o terror pelas ruas. Não tem coisa mais legal do que essa, bem ao estilo Resident Evil, com personagens procurando suas famílias e tentando sobreviver naquele caos formado por algo que ainda não foi explicado. Em todo caso, a adaptação ficou de muito bom agrado, tirando as cenas pervertidas (coisa do cara que desenha o mangá), é um bom título, apesar de ter apenas 13 episódios adapatados até o momento.

9º lugar: InuYasha - Kanketsu-hen (Final Act)


Começei a assistí-lo no final de 2009, mas sua exibição terminou esse ano; simplesmente tomei um susto quando anunciaram que fariam essa versão para concluir o restante da história, pois o mangá terminou em julho de 2008 e não tinha nenhum motivo aparente para o anime voltar. Felizmente ficou muito bom, ficou com um ritmo bem mais rápido e dinâmico que do mangá de Rumiko Takahashi (que é mais enrolado do que novelo de lã...) e concluiu de maneira esperada e bacana uma história que se arrastou durante 12 anos e que tem muitos elementos que os grandes hits possuem.

8º lugar: Fairy Tail


Já falei sobre o "cauda de fada" acima, o anime cumpre bem o seu papel de divulgar o mangá e de quebra está durando mais do que o previsto, quebrando o paradigma de um anime baseado em uma obra publicada na Weekly Shonen Magazine não ser tão bem sucecido quanto o mangá. Mesmo assim, prefiro a versão impressa de Fairy Tail.

7º lugar: Bakuman


Baseado em um mangá sobre mangá, o anime estreou bem esse ano, é uma história muito bacana, apesar do seu romance surreal de adolescente, é um título que mostra como é trabalhoso ser tornar um mangaká (artista de mangá).

6º lugar: Cross Game


Boa história, mesma opinião do mangá, e o anime pode ser considerado melhor que o mangá pois melhor o visual dos personagens, que não é lá essas maravilhas no traço do Adachi.

5º lugar: Major


Não colocava quase nenhuma fé nesse anime, deixei de vê-lo durante muito tempo, mas tomei coragem para assistir e gostei muito do que vi. No início da história, o drama é presente e tão forte como em Fullmetal Alchemist, fazendo que o protagonista tenha um crescimento psicológico precoce. Posteriomente, elementos como a superação e o bom humor começam a aparecer e deixar a trama interessante, mesmo sendo previsível por se tratar da carreira de um jogador de beisebol desde a infância até a sua vida adulta.

4º lugar: Katekyo Hitman Reborn!


Já falei sobre o mangá, então vou apenas destacar um coisa que ao mesmo tempo fez esse título obter muito sucesso, também fez com que ele perdesse um pouco dos créditos: sua mudança de estilo. Passou de um anime com episódios iniciais totalmente sem noção, com um humor tosco, para um com batalhas de vida ou morte, com um ar mais sério a cada saga que se sucede; de um anime com o protagonista que era humilhado na sala de aula para um com o protagonista que luta e protege os seus amigos. Uma história descompromissada de comédia mudou para uma de ação. Reborn! é um título que mudou da água para o vinho.

3º lugar: Detective Conan


Podemos dizer que esse seria o "Sherlock Holmes" japonês, Conan é um detetive que resolve vários casos através da lógica dedutiva, às vezes alguns casos parecem ser fáceis de descobrir quem foi que cometeu o crime, mas o grande problema é conseguir provar  e explicar como o meliante conseguiu tal façanha. Por isso é uma história interessante de se acompanhar, nunca se sabe que tipo de casos podem aparecer.

2º lugar: One Piece


O que destaco aqui é que a versão animada de One Piece possui um roteiro bem elaborado, que opta por esticar o episódio, colocando mais eventos secundários, do que criando episódios que não tem nada a ver com a trama principal (fillers) e que prejudique a qualidade da adaptação, fato que ocorre nos animes de Naruto e Bleach.

1º lugar: Fullmetal Alchemist - Brotherhood


Simplesmente, o anime do ano. Não citei o mangá porque não o li, mas pelo anime deu pra perceber que não tem quase nada de diferença, a essência foi mantida e não poderia ser diferente. A única coisa que posso dizer aqui é pra você que não assistiu ainda, faça o favor de fazê-lo, pois está perdendo tempo em não conhecer esta trama criada pela genial Hiromu Arakawa, que fez um ótimo trabalho, colocando drama, ação, aventura, suspense, romance e questões sobre a vida dentro de uma história em quadrinhos sobre alquimia.


Por enquanto é isso. Em breve, publico a segunda parte da eleição!

Até a Próxima!

Comentários

  1. Parabéns pelo post dos top 10 isso nos remete a nossas discussões semanais de mangás n eh?huashasuhasuhsa sua dedicação está criando um blogger legal parabens! Bleach... achoq o 10 lugar eh muito pra ele atualmente...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogios e considerações. Com certeza, as discussões inspiraram sim este post sobre o top 10 de mangás e animes!! kkkkkk
    Achei que deveria fazer uma menção ao Bleach, porque ele já foi um título que merecia respeito, mas hoje não é nem sombra do seu melhor momento, que foi na Saga da Soul Society.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é simplesmente sensacional, me arrependo de não tê-lo descoberto antes. Eu provavelmente vou comentar mais os mangás do que os animes, pq sinceramente, pra mim, os animes deixam mto a desejar por causa da baixa qualidade que tomou completamente animes como Bleach, Fairy Tail, dentre outros. Quanto ao mangá, eu concordo que a Grande Guerra de Bleach Deixou bastante a desejar, acho que ele devia ter posto mesmo os shinigamis de cargos baixos para lutar contra hollows mais simplórios, devia ter morrido mais gente (por parte dos shinigamis) e, pelo menos, eu esperava que os outros shinigamis estivesse protejendo Karakura na Soul Society, também acho que pra guerra ele meio que escolheu a dedo os personagens que iam participar, mas era melhor explorar eles a Ichigo que é um protagonista beeem fraquinho.
    Eu colocaria Fairy Tail numa colocação melhor pq eu realmente simpatizo bastante com a história e arte do Mashima-Sensei, mas realmente a história precisa de um foco.
    Como nunca terminei de ler Hunter X Hunter, eu colocaria Naruto em primeiro pq 2010 foi um ano mto produtivo pra história, ótimas batalhas e um bom desenvolvimento da arte, mas concordo que o objetivo da história não é muito bom e o desenvolvimento de outros personagens que não Naruto bem mediano.
    Quanto a One Piece minhas reclamações são zero, simplesmente, é um mangá que pode vir a se tornar um dos melhores do estilo Shounen.

    ResponderExcluir
  4. Caro L. Okihiro obrigado pelos elogios! Concordo com vc sobre as adaptações que deixam a desejar (principalmente as de Bleach, Fairy Tail e Naruto), quanto a Batalha de Inverno, o Kubo cometeu diversas falhas e ainda insiste em coisas que não tem sentido algum para a história. Eu compro o mangá de Fairy Tail e tem me agradado bastante, o anime não me passa a mesma sensação, mesmo assim estou achando mto bom o arco de Edoras, melhorou bastante a história, talvez daqui uns anos a série consiga ultrapassar outros títulos mais badalados, e isso vai depender muito de como o Mashima vai conduzir as coisas.

    Leia Hunter x Hunter, esse mangá é fora de série! Quanto ao Naruto, o Kishimoto se preocupa mto com essa relação do Naruto e Sasuke (chega a ser suspeita), mesmo assim é um mangá que oscila pouco e que sabe alternar muito bem nas batalhas e períodos entre batalhas.

    One Piece está em outro patamar ao meu ver, é como se fosse um Dragon Ball dessa geração, uma referência dos mangás que servirá de exemplo durante anos, a única coisa que ainda falta é a popularidade generalizada que DB conseguiu (se brincar até minha mãe conhece o Goku), e talvez isso seja bem dificil de acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo por partes. Quanto ao Kubo, essa saga de agora, a dos Full bringrs, mostra como as coisas estão desorganizadas, definitivamente, não foi uma boa ideia usar eles apesar de que, em contra partida esclareceu bem a ideia dos poderes do Sado e da Inoue.Eu gosto muito dos trabalhos do Mashima-sensei leio Fairy Tail, Li Monster Hunter Orage e comecei a ler Rage Master, e acho q ele tem potencial para ser um grande autor, mas quanto a Fairy Tail ele começou com um foco que era a busca de Natsu pelo pai dele, Draggonel, mas meio q se perdeu, o q me vem na cabeça é que apesar de tudo a protagonista da história não é Natsu e sim Lucy que passa a acompanhar Natsu por toda a trajetória de sua aventura.
    Eu que compro o mangá, mas também leio pela internet, estou no Arco Teste para Rank-S, e o q me deixou triste foi a arte que caiu. Eu comecei a ler Hunter X Hunter e assistia quando pequeno a dublagem brasileira na Band, mas o fato dos longos Hiatsos me desestimulou, acho q cheguei até a saga naquele prédio de concursos de lutas onde vc sobe um andar a cada luta ganha. Quanto a Naruto, sim, definitivamente a relação Sasuke e Naruto é estranha, mas Kishimoto é um ótimo autor e não é atoa que o mangá é um dos melhores da Shounen Jump e sempre ganha destaque. Realmente o q falta a One Piece é a globalização que eu acho muito difícil, por exemplo, aqui no Brasil mesmo, ele não foi nem um pouco popular.

    ResponderExcluir
  6. Bleach foi um mangá com um bom planejamento inicial e talvez o Kubo não esperasse que a coisa ficasse tão longa e virasse um grande hit; essa saga dos Fullbringers serviu para isso e para acabar com a nossa paciência.

    Fairy Tail tem um inicio mto cliche e parecia ter uma preocupação mais comercial, mas agora o Mashima parece querer dar um rumo pra coisa; tenho curiosidade em saber como ele conduziu Rave Master. Não é todo mundo que lembra que a Lucy é a protagonista da história, tanto que ela narra várias passagens da série. Não se preocupa não que o Dragneel é que nem o One Piece, quando encontrar eles a história acaba XD

    Ah é normal a arte oscilar em alguns mangás, ainda mais semanal! Só acompanho a versão brasileira do mangá e os últimos episódios do anime, não gosto mto de ler online.
    Hunter x Hunter melhora mto depois dessa saga em que eles aprendem o Nen, só não espere nada da arte que é um verdadeiro rascunho. Também sou fã do trabalho do Kishimoto, o que estraga é que existe a mesma proporção de pessoas que gostam e odeiam Naruto, mesmo assim é uma historia sensacional.

    Quanto mais volumes são publicados de One Piece, mais longe ele fica de voltar aqui para o Brasil. Sou muito fã e ainda tenho a esperança de vê-lo nas bancas daqui e compraria mesmo que ele tivesse uns 200 volumes!! ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário