Free Talk 29 - Folga


O tópico de hoje é referente a folga que alguns animes/mangás acabam por ter de tempos em tempos por n motivos. Para isso vou explicar brevemente sobre a produção de animes e porque quando você está mais sedento pra assistir um anime não tem o episódio. Para falar desse tema e responder algumas questões, vou usar o exemplo dos três títulos mais populares da Shonen Jump: Bleach, Naruto e One Piece, além de outros títulos para ilustrar a situação.

QUANDO UM MANGÁ GANHA UM ANIME?

Para quem não conhece esse mundo que move milhões na economia japonesa e de alguns outros países, acredita que todos os animes que existem na face da Terra são apenas criados de uma ideia original de uma pessoa, mas a maioria das adaptações existentes são baseadas em histórias em quadrinhos que já possuem uma certa popularidade ou um investimento para que este ganhe tal adaptação. Neon Genesis Evangelion, Code Geass e Darker Than Black são exemplos de animes de produção original, tem vários outros e são tão bons quanto os que são baseados em mangás.

A partir do momento que um mangá consegue uma grande popularidade na revista em que ele é publidado e tem retornos financeiros no minímo satisfatórios, surge o interesse de um estúdio de animação em adaptá-lo para um desenho animado, que pode ter o formato de Série (exibido semanalmente na TV aberta), OVA (Original Video Animation, ou seja, uma versão vendida em DVD com bem menos episódios que uma série de TV) ou até mesmo um Filme

O que se deve ter em mente é que tanto estúdio quanto editora que publica a série não fazem um contrato para se fazer um anime só porque eles são legais e querem ver os leitores felizes da vida, mas sim porque eles querem obter lucro a partir disso. Para você fã que ainda não se tocou, anime e mangá não passam de produtos, o ganha-pão do mangaká (desenhista) que fica trancafiado dentro de uma casa pra ficar entregando capítulos semanais ou mensais para que seus leitores possam se divertir e consumir este produto. Aí você pergunta: "Ok, mas o que tudo isso tem a ver com o fato de um mangá ganhar o anime?" Simplesmente para que a versão animada impulsione as vendas do mangá e dos produtos licensiados (brinquedos, jogos e vários derivados da franquia), para assim encher os bolsos da editora. Essa é a verdade nua e crua, tudo não passa de uma questão comercial, e acho que o grande precursor desse tipo de negócio foi Dragon Ball, que durou mais do que deveria para manter os lucros da Editora Shueisha.


Sempre foi assim e dificilmente irá mudar, não reclame. Porém, tem uma coisa que me incomoda nisso tudo: nos últimos anos a quantidade de produções originais de anime reduziu consideravelmente, existem muitas adaptações produzidas atualmente baseadas em mangás, até mesmo um que tenha muito pouco conteúdo pra ser adaptado, o que coloca em cheque a qualidade da história da versão animada, obriga a criação de vários episódios sem quase nenhuma ligação com o enredo original, que são as histórias conhecidas como filler (do inglês preencher), que nada mais são do que episódios para ocupar lacunas deixadas pelo mangá. Isso sem falar de adaptações de histórias fraquíssimas, que tem apelação sexual leve e enredo quase inexistente (o pior é que tem estúdio que reclama que as vendas estão ruins e não sabe explicar o porquê).

QUANDO UM ANIME ACABA ANTES DO MANGÁ?

1) O anime alcançou o enredo do mangá: Esse é o primeiro motivo mais comum, pois o anime depende do ritmo de publicação do mangá para prosseguir o mais fiel possível a história. O encerramento do anime gera revolta nos fãs, principalmente se é algo muito repentino e inesperado, porque a pessoa adquire o costume de sempre ter seu episódio semanal da sua série favorita pra assistir. Para ficar mais claro vou citar o exemplo da trinca da Jump e de outras séries famosas:

Bleach e Naruto: ambos possuem animes de exibição semanal e mangá de publicação semanal, então a probabilidade da versão animada estar colada ao enredo dos quadrinhos é muito grande, o que gera um problema para o Estúdio Pierrot (o mesmo dos dois) adaptar a história. Então ele fica com algumas opções sobre o que fazer: ou estica um evento que não durou muito no mangá ou cria histórias que não influenciem no roteiro original (filler). Nos dois títulos, o estúdio decidiu produzir os episódios sem noção que os fãs odeiam e que fazem o anime perder a qualidade, apenas para manter números na audiência para a TV que o exibe e poder vender os volumes dos episódios posteriormente. No Japão eles não tem esse moleza que temos de baixar e assistir um episódio na hora que quisermos, ou eles assistem quando passa na TV, ou gravam dela, ou compram os DVDs ou  compram o mangá. E dificilmente um anime é exibido duas vezes na televisão japonesa.

Dragon Ball e One Piece: o anime dos ambos é adaptado pela Toei Animation, talvez o estúdio de animação mais famoso por essas bandas, pois animou também Os Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Digimon. A Toei optou por fazer diferente do Palhaço Pierrot: fazer episódios esticados, criando eventos que não fujam muito do roteiro original do mangá; por isso aquelas lutas do Goku e dos Guerreiros Z duravam tantos episódios, sem falar de que o Seiya nunca chegava na sala do Mestre Ares na Saga do Santuário, tudo isso porque o estúdio não deixava que o anime se aproximasse tanto do mangá.

Tsubasa - Reservoir Chronicle: mangá que teve duas temporadas animadas e só voltou em formato de OVA. Tanto Tsubasa como outros animes baseados em mangás da revista semanal Shonen Magazine sofrem com adaptações que deixam muito a desejar, tanto com episódios filler quanto com cenas suavizadas ou cortadas por nenhum motivo aparente, fazendo com que a versão animada não seja tão atraente quanto a versão impressa, e consequentemente, seja cancelada ou deixada de lado pelo estúdio de animação. Também a história animada pode voltar no formato de OVA, mas não seguindo muito a linha da história, pulando até sagas inteiras, só para acalmar a fúria dos fãs e lançar o episódio com uma edição especial do mangá para aumentar as vendas.

Bakuman, Major e Nurarihyon no Mago: três exemplos de produção que poderiam ser o padrão das animações japonesas, pois todos tiveram suas versões animadas produzidas durante o andamento do mangá com um determinado número de episódios por temporada, voltando a ser exibida outra nova temporada no ano seguinte (como acontece com as séries americanas), sem comprometer o enredo principal da história, ao invés de ser exibido continuamente e alcançar o mangá e correr o risco de ter que inserir episódios filler ou esticar muito seus episódios.


2) Baixa audiência e Cancelamentos: Esse é o segundo motivo, não muito comum, mas que pode acontecer se uma série não estiver correspondendo a altura quando é exibida.

Katekyo Hitman Reborn! e Kekkaishi: duas séries que por motivos de audiência foram canceladas, o Reborn! mais por ter alcançado o mangá, porém sua audiência e horário eram ruins e só colaboraram para acabar com sua exibição. Já Kekkaishi, que obteve uma audiência irregular foi colocado em horário diferente, mas isso não salvou seu cancelamento precoce.

D.Gray-man e Hunter x Hunter: Ambos os animes alcançaram o mangá, mas isso ocorreu principalmente porque o autor de Hunter, Yoshihiro Togashi, e a autora de DGM, Katsura Hoshino, tiveram que pausar as duas séries por motivos de saúde, o que comprometeu totalmente a produção do anime. HxH posteriomente voltou em episódios no formato de OVA de acordo com a conclusão de cada saga no mangá.

QUANDO E PORQUE O ANIME NÃO É EXIBIDO NO DIA CERTO?

Com as condições citadas acima, tem alguns momentos que um anime não é exibido ou um mangá não é publicado, ganhando assim uma folga e deixando os seus fãs xucros da vida! O mangás pode estar de folga porque o autor não quer fazer nada e declara hiato da história, ou ganha uma folga da revista para estocar mais capítulos ou quando a revista em que os capítulos são publicados não é comercializada. Já para animes folgarem pode ser devido a problemas de produção no estúdio ou a emissora que exibe o desenho decidiu passar outra coisa no horário (muitos animes não passaram durante a semana do Tsunami no Japão), entre outros. Um dos motivos mais comuns dessa não publicação/exibição é a chamada Golden Week, que nada mais é que uma semana repleta de feriados no Japão em que o país praticamente para (meio que um carnaval), são poucas as revistas que publicam algum material nesse período.


Problemas de legenda e velocidade de lançamento dos fansubs: Já falei de fansubs em algum post do passado e sobre seu importante trabalho de deixar os fãs a par de suas séries quase que simultaneamente a exibição original, mas às vezes, por alguns problemas, o lançamento de episódios atrasa meio minuto e chove comentários e reclamações sobre o porquê do atraso (povo impaciente que não tem o que fazer e começa a se queixar).

Dito tudo isso (será que precisava tanto?), não fique chateado quando sua série favorita de anime vai pro saco é cancelada, fica de folga por algum tempo, entra em hiato ou tem filler, porque o querem mesmo é que você compre o mangá, ainda mais se ele tiver um anime com 715 episódios, 123 volumes, custe 10 reais cada volume e ainda continue em andamento, pois aí será mais dinheiro para os capitalistas japoneses, sem falar do espaço ocupado na sua adorável casa (isso se você compra mangá como esse que vos fala). Essas foram as explicações básicas de como funciona a coisa no Japão.

Até a Próxima!

Comentários