Free Talk 4 - Pirataria

Corra se ver isso em algum produto!

O termo possivelmente surgiu devido aos populares piratas, grandes saqueadores marítimos dos séculos XVI. Segundo o Wikipedia:
"Um pirata (do grego πειρατής, derivado de πειράω "tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que, de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder."
Pode-se dizer que sua definição caracteriza bem quem realiza atividades de pirataria, pois se realmente todos que copiassem ou comprassem algum conteúdo apenas para utilização doméstica até seria perdoável, mas há quem realize a atividade e transforma ela em um meio de obter lucro. Vários exemplos podem ser citados, desde brinquedos chineses que compramos por uma miséria em comparação ao original, até roupas, calçados, mídias de músicas, filmes e games; entre outros vários exemplos que todos nós conhecemos.

Por essa nem Bill Gates esperava...

E no mundo dos mangás e animes não é diferente. Por exemplo, atualmente graças a internet e a tecnologia, é possível assistir um episódio de anime em menos de 24 horas após sua exibição no Japão, sem precisar adquirir nenhuma mídia física ou qualquer coisa do tipo. No caso dos mangás, a maioria deles tem os seus capítulos publicados semanalmente através de almanaques, e em pouco tempo depois é possível encontrar seu conteúdo disponível em qualquer site especializado no assunto, traduzido e pronto para ler. Isso além de ferir a propriedade intelectual, gerar ótimos prejuízos para aqueles responsáveis pela produção, principalmente aquele cidadão que leva anos pra conseguir criar uma história que venda e vive disso.

O verdadeiro pirata

Não sou puritano para chegar e dizer que não baixo nada da internet, só compro coisa original, vendida em lojas; seria uma grande mentira, mesmo porque 100% dos meus jogos de PlayStation 2 são copiados e comprados por um preço baixíssimo em comparação ao verdadeiro, todos os episódios que tenho de animes são conteúdos advindos da web, e apenas os mangás são originais, já que não sou tão fã de ficar lendo todas as histórias possíveis no computador. Mas eu não saio vendendo esse conteúdo que tenho como INÚMEROS sites que traduzem e legendam animes (conhecido como Fansub) fazem. Vejam como a palavra FanSub é formada, fan que significa fã e sub de subtítulo, ou seja, aqueles que são fãs de suas séries e utilizavam de seu tempo disponível para legendarem suas séries favoritas, sem nenhum fim lucrativo. No início era assim, mas hoje isso mudou muito, agora esse pessoal que se diz fã encontrou nessa necessidade uma oportunidade para faturar em cima daqueles que querem acompanhar simultaneamente aos lançamentos na terra do sol nascente, pedindo doações para que os trabalhos sejam mantidos e tudo mais. Claro que existem muitos fansubs que são sérios, realizam trabalhos excelentes e legendam séries que nenhum outro se dispõe a fazer.

Tem os que cuidam dos mangás (também conhecido como Scanlator), em sua maioria das vezes, realizam um trabalho de adaptação e tradução muito superior ao das editoras presentes no mercado brasileiro, estas que deixam a desejar em alguns aspectos, fazendo seus clientes correrem para a internet e passar longe das bancas para adquirir um produto licenciado. Acredito que a situação melhoraria nesse caso se as pessoas que acompanham as séries pela net comprassem os mangás (quando eles estão disponíveis no mercado) e apenas utilizassem os scans (páginas digitalizadas) apenas para conhecer mesmo. Porém, muitos acham que isso é uma verdadeira idiotisse e gasto desnecessário de dinheiro, mesmo porque pensam: se posso ter de graça, pra que vou comprar? Posso falar por mim, eu compro os mangás que gosto, mesmo podendo baixá-los em qualquer site e copiá-los para meu PC e deixar armazenados pela eternidade, porém acho que isso não é algo bacana, pois não estou recompensando e valorizando aquela pessoa que criou todo aquele universo que consegue me entreter durante a leitura.

Vou parar por aqui, essa é uma questão que levaria dias e mais dias de discussão e não se chegaria a uma conclusão facilmente. Acredito que o importante é como o material acaba sendo utilizado, e se alguém obtêm lucro ilícito em cima da propriedade intelectual de outra pessoa, caso isso ocorra deve se prender a pessoa mesmo! (risos)

Dia em que a pirataria estiver com seus dias contados
Até a próxima!

Comentários