Free Talk 114 - Pão e Circo


Quando deixamos de ser os espectadores e viramos os protagonistas do show?

Nunca antes nesse país viu-se uma crise... Bah, melhor parar por aqui pois parece discurso de político em campanha eleitoral! Já aviso que sou apartidário e vejo que a maioria das associações que temos no cenário "democrático" deste país são para defender os interesses de poucos e não o interesse comum da população como se deve.

Antes podiam varrer toda a sujeira para debaixo do tapete, todo ato circense que esses malabaristas das sombras costumam fazer com os direitos públicos passava batido, desde que tivesse algum fato maior para desviar o foco das pessoas. O maior exemplo desse desvio da atenção brasileira geralmente vem do entretenimento, seja futebol ou carnaval, o primeiro de alguns anos para cá não surte mais o mesmo efeito que outrora, principalmente depois do pior revés da história de uma seleção nacional. O 7x1 da Alemanha foi muito mais emblemático e profundo nos bolsos de muitos do que na alma tupiniquim, o que nos machuca e mata muitos é o 7x1 para a desorganização social que tomou conta da nossa realidade, a falta de estrutura na educação, saúde, previdência, o funcionalismo público que tem objetivos privados, isso é que nos empodera de tristeza.

Estamos fragilizados. Isso é fato. Por mais que o cenário seja conhecido, uma luz no fim do túnel apresenta-se mais turva que céu chuvoso em fim de tarde. Qual é a solução então? Interna, devemos ter em nossa própria resolução sobre o que podemos fazer a nossa volta, ninguém sozinho é capaz de mudar uma realidade, mas se todos fizerem aquilo que está a seu alcance, tenha certeza que algo mudará sim. Não se trata mais de uma luta partidária, política, e sim de brigar (com espírito de Rocky Balboa) pelos nossos interesses, pela liberdade de ir e vir, pelo sonho de alcançar o que merecemos.

Mudar o mundo é uma pretensão muito grande, mas mudar a minha vida, a sua vida, a nossa vida está ao alcance, é preciso tentar. Uma frase do Lavoisier resume o que precisamos no momento: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Até a próxima!

Comentários