Free Talk 105 - Black Friday


Vamos a pequenas considerações a este dia do consumo (des)necessário!

Já vou avisando que comprei mesmo, não virei com um discurso do bom samaritano que economiza dinheiro para guardar no colchão, quando se tem alguma verba disponível e que não comprometa seu orçamento, nada mais justo do que investir em algo que seja funcional ou que você gosta. O problema é quando foge desse limite que citei e vira uma bola de neve com milhares de parcelas para pagar durante a vida!

Devaneios sobre consumismo a parte, essa última sexta-feira dos gastos foi melhor do que a outra, claro que estamos longe do que é praticamente nos EUA e muito menos do ideal, mas os descontos e a preparação para tal dia foi mais adequada. Em 2013, o que teve de preço maquiado não foi brincadeira, alguns dias antes o produto valia X, subiam para XX e durante o período da piração diminuíam para X como se fosse um grande desconto, por isso que a grande sacada desse período de ofertas é acompanhar as semanas anteriores para não ser ludibriado pelo marketing excessivo.

Claro que nem tudo é propaganda enganosa, existem descontos realmente interessantes e que compensam o investimento, por exemplo, desta vez comprei alguns jogos bons por preços que correspondem com o poder aquisitivo das pessoas (nada de jogo a R$ 200,00; isso é fora da realidade da maioria da população, é preferível gastar com outras formas de entretenimento). É bom ressaltar que durante as compras constatamos alguns problemas que devem ser ajustados posteriormente para melhor atender os consumidores, como o tempo que o produto leva para ser entregue e a lentidão no tráfego durante o processo de compras, o primeiro até podemos relevar pelo fato de ser muitos pedidos faturados em um curto espaço de tempo e ainda próximo de um período sazonal (Natal) que exige ao extremo de quem realiza essas operações logísticas, agora o segundo precisa mudar o quanto antes, não se pode realizar uma compra e na sequência do procedimento sumir seu pedido. Tive esse tipo de problema e fui obrigado a trocar de loja, que apresentou a mesma dificuldade, por sorte a segunda ratificou o pedido um dia depois, acabando a aflição.

Essas foram minhas considerações sobre a sexta-feira do consumo enlouquecido, quem sabe no próxima as coisas melhoram e podemos consumir mais e mais!!

Até a próxima!

Comentários