Free Talk 99 - Alone


Como perceber aquele sentimento de estar sozinho? É bom ou ruim sentir-se sozinho? Está na hora de pensar por si e chegar a uma resposta convincente sobre estar sozinho!

Eis um texto emblemático que escrevo neste momento, mesmo porque o ato de blogar é por diversas vezes solitário, não tem como ficar com outra pessoa ao lado fazendo uma tempestade de ideias e escrevendo ao mesmo tempo. Em duas situações quebrei esse paradigma conversando com uma amiga sobre o dia dos namorados e com um dos colaboradores desta página, a primeira foi pergunta e resposta ao vivo, enquanto outro foi trocando emails; ambos funcionaram muito bem e não foram tão individualizados.

Ler também é outra atividade que exige mais estarmos sozinhos do que acompanhados, ajuda na concentração e melhor absorção do conteúdo estudado, muitas profissões exigem conhecimento teórico bem difundido antes de qualquer aplicação prática. Para quem lê por entretenimento ou por outro motivo também precisa de um momento isolado para compreender aquilo que foi proposta pelo autor do livro, revista, jornal, site e afins.

Acredito que a maior vantagem de quando estamos sozinhos é o poder da reflexão, aquele momento que podemos ver e rever o que fizemos, o que precisamos melhorar como pessoas e o que tipos de atitudes tomaremos para alcançar nossos objetivos. Mesmo para os mais extrovertidos, esse tipo de pausa ajuda a ampliar sua postura perante a vida, para os introvertidos então, faz parte da rotina pensar sobre seu mundo!

Poderia ficar até o ano que vem falando de várias atividades que realizamos sozinhos, mas é bom frisar que tudo isso que citei pode ser muito bem feito acompanhado, vai de cada um determinar isso, a graça da vida são essas nossas escolhas brilhantemente únicas que nos fazem ser o que somos. Por mais que alguém sinta inveja ou queira seguir um bom modelo, nunca será igual ao próximo, essas decisões diárias, conscientes ou inconscientes nos moldam perante o caminho que percorremos antes do final da vida.

Entendo que existe um limite tênue entre o estar sozinho e sentir-se sozinho, o primeiro vem de escolhas conscientes, do querer vivenciar aquela situação para fazer algo como ler ou viajar para conhecer lugares; o segundo não, associo a uma condição involuntária, um sentimento terrorista de não conseguir estar na presença de outros por alguma dificuldade percebida ou não. Estar assim é algo triste e que pode levar a uma situação de risco de sobrevivência, exige atenção de quem está próximo, enfim nem gosto de abordar um tema tão pesado aqui, isso é fonte de diversão e não disk-sei-lá-o-que...

Tudo na vida parte de escolhas, não tem problema errar ao querer acertar, afinal aprendemos que se não estivermos preparados para o que estamos buscando, devemos nos empenhar e aguardar uma nova oportunidade para alcançar a merecida conquista.

Até a próxima!

Comentários