Free Talk 91 - Filmes (1): ALIEN


Hoje vamos iniciar um tema que não foi abordado neste espaço até o momento (parece brincadeira, mas não é...), espero que você conheça, caso contrário nem adianta seguir em frente na leitura e correr o risco de ser perseguido pelo nosso amigo!

Ah, filmes... Dificilmente alguém não assistiu algum, querendo ou não, esta experiência visual faz parte das nossas maravilhosas vidas. Sinceramente, nunca assisti muitos filmes assim por vários motivos, mas recentemente decidi assisti alguns para melhor embasamento cultural e por diversão. Quando se fala do gênero terror, vem sempre algumas referências de títulos, desde aquele macabros, sombrios, repugnantes até aqueles realmente assustadores (quem não fica preocupado vê o baseado em fatos reais?). Então fui conferir um dos clássicos do cinema: ALIEN.

Para tornar tudo mais rápido e prático, assistir um por dia para digerir a trama e não perder tanto o fio da narrativa, mesmo porque o intervalo de lançamento entre os filmes foi grande. Tento imaginar como foi para as pessoas da época acompanhar gradativamente esses lançamentos e a recepção que tiveram com cada um deles...

ALIEN (1979)

Quando assistimos filmes antigos, temos que levar em consideração a época na qual eles foram lançados e a limitação dos recursos utilizados, caso contrário não adianta nem investir seu precioso tempo. Dito isso, o primeiro filme (dirigido por Ridley Scott) funciona muito bem como filme de ficção científica e sobrevivência, entendo que tanto para cinema e jogos eletrônicos do gênero terror, o fator desconhecido é essencial para trama emplacar, quando lidamos com algo que não sabemos de fato o que é, naturalmente reagimos com medo, receio, insegurança e todos os filtros sociais e de bom senso perdem seu lugar para o modo survivor, onde o mais importante é sair daquela situação com vida e com o mínimo de danos possíveis. Alien trabalha muito bem isso, pessoas diante do desconhecido e tendo que reagir para não ser mortas por uma criatura alienígena bizarra que se hospeda no ser humano; todo tipo de protocolo de segurança vai para o vinagre no filme, por mais que a protagonista da série avise...

Justamente por ser simples e objetivo, vejo este como o melhor filme da série, ainda mais por não ter muitas opções do gênero naqueles tempos.

ALIENS (1986)

O grande problema quando se lança um segundo filme de uma franquia é que aumenta a responsabilidade dele repetir o que o primeiro fez ou melhorar tudo aquilo que foi construído anteriormente, seja em roteiro, questões técnicas e, principalmente, sucesso comercial. "Alien 2" funciona também, só que mais como um filme de ação do que de terror propriamente dito, as cenas do mesmo já falam por si (este já foi dirigido por James Cameron), por mais incrível que possa parecer isso é muito comum, pois já se sabe quem é o inimigo e suas fraquezas, então fica mais fácil de combatê-lo.

O segundo perde somente para o primeiro em relação aos outros, ser despretensioso ainda era permitido para o roteiro, além do que queimar aquelas coisas ou ver humanos fugindo desesperadamente era o que todos queriam ver!

ALIEN 3 (1992)

O primeiro filme tem méritos na ambientação e inimigo desconhecido, o segundo na ação e falta de preocupação em contar uma história mais séria, este terceiro poderia ser algo, mas no final não conseguiu ser muita coisa, já começamos a torcer mais para o Alien do que qualquer esclarecimento que o roteiro poderia trazer sobre a origem dele ou porque a insistência em querer domesticar a criatura espacial. Nossa querida (oi?) Tenente Ripley terminou sua trajetória de maneira honesta, a repetição de plot não poderia funcionar tantas vezes em uma mesma franquia.

A dublagem desses filmes mais antigos é muito galhofa, a gente acaba rindo em vez de se assustar ou se surpreender. A brincadeira deveria parar por aqui, mesmo porque roteiro nunca foi o forte da série e passar dessa linha exigiria isso, o tempo e as opções aumentaram, pontos que fariam o público ser mais exigente com a série.

ALIEN: RESSURECTION (1997)

Para quem já assistiu os filmes de Resident Evil, ao ver o clone da Ripley, com certeza lembrou da Alice e seus superpoderes que fazem ela dar tapa na cara dos zumbis...  Aqui é a mesma coisa, foi uma tentativa infeliz de repetir o que deu certo, evitem assistir porque pouco acrescenta a série e ainda afunda o final honesto que o terceiro filme propôs a sua personagem principal. Não sendo suficiente clonar o resto da Ripley, tentaram abordar o lado "alien" dela, sendo que anteriormente o assunto maternidade funcionou muito melhor sem parecer forçado.

PROMETHEUS (2012)

A expectativa era muito grande por ser o retorno de Ridley Scott e que explicaria a origem do nosso amigo alienígena. Só que o filme PROMETEU e não cumpriu... Faltou identidade, ele não sabia se era uma prequel (antecessor ao primeiro) ou uma nova franquia, acabou não sendo nenhum dos dois, não conseguiu desenvolver um bom roteiro e muito menos teve cenas de ação satisfatórias.

A única coisa que foi relevante foi saber o cruzamento do que com o que resulta em um alien, mais nada; para completar a cereja nesse bolo branco, conseguiram colocar a bela Charlize Theron como vilã em vez de protagonista... Enfim, foi um desastre e um dos piores filmes que já assisti, infelizmente.

AINDA HÁ ESPERANÇA? SIM, ALIEN ISOLATION QUE O DIGA!


Este é o trailer do jogo eletrônico produzido pela SEGA que será lançado este ano para PlayStation 3, PlayStation 4, XBox 360, XBox One e PC, que promete trazer toda a atmosfera e dificuldade que conhecemos. Tomara que dê certo, estamos um pouco carente de jogos de terror nos últimos anos que realmente tragam uma boa atmosfera.

Bom, minhas breves considerações sobre a série Alien terminam por aqui, espero conseguir fazer mais posts como este e que ele tenha auxiliado quem não conhece esta criatura que deve ter tirado o sono de muita gente!

Até a próxima!

Comentários