Free Talk 65 - Formatura


Hora de voltar ao trabalho antes que as pessoas desistam do blog de uma vez! Folgas a parte, o título em si é para você já fez isso e pode repetir o ato diversas vezes, só vai mudar alguns detalhes, mas o procedimento é basicamente o mesmo! Tem todo aquele protocolo a ser seguido, pessoas usando aquelas becas que saíram de um forno prontas para fritar os formandos, parentes ansiosos para tirar fotos "ilegais" (geralmente os organizadores cuidam da parte dos retratos), enfim todo um cenário é preparado após passarmos por dois, três, quatro anos fazendo um curso ou frequentando o ensino regular na escola. Sempre toca alguma música épica ou marcante para a entrada dos formandos como essa abaixo:


(Caso tenham mais músicas como sugestões a lista será formada no final da postagem)

Vamos dividir o evento em três: Formação, Colação e Baile. O primeiro é a parte mais sofrida de todas, nem precisa dizer porque, já que temos que lidar com aquela coisa toda de ter que estudar, fazer trabalhos, provas, apresentações, aguentar professores ruins e aprender com os bons, tudo dentro da normalidade da vida de estudante. Quando você percebe que foi aprovado no fim do curso, bate uma sensação de alívio e satisfação, que seu esforço valeu a pena por mais difícil e tortuoso que possa ter sido o percurso, a emoção é tão grande que acabamos até agradecendo quem mais atrapalhou do que ajudou!

A colação é a digamos parte burocrática, cheia de "faça isso", "não faça isso", enfim tudo programado para você receber o canudo com o certificado dentro. Pode ser tanto uma droga quanto algo muito divertido, a minha do ensino médio foi chata, quase não gosto de lembrar; em contrapartida a da faculdade acabou sendo muito legal, o que superou as minhas expectativas, já que tinha formado um padrão sobre colação de grau. A transição entre a segunda e terceira parte é representada pela clássica valsa, onde as pessoas demonstram sua habilidade para pisar no pé alheio... Vou dispensar falar da última parte porque é algo muito relativo, coisas acontecem no baile de formatura, é algo particular demais para cada evento, portanto quem já esteve em um tem uma noção razoável do que acontece.

Resumindo a prosa (usaram essa palavra comigo esses dias), gostando ou não, Formatura é um daqueles momentos importantes das nossas vidas para tirarmos fotos até ficarmos cegos por causa dos flashs, ver nossos pais emocionados, se despedir dos colegas, professores e rever os amigos, já que esses a gente sempre mantém contato. Pode parecer uma chatice, mas é legal estar presente em um evento assim para guardar uma boa recordação depois de se matar em um curso, graduação ou na escola mesmo.

Até a próxima!

Comentários