Free Talk 44 - Next Generation



Esses dias as coisas não andam bem, a inspiração está em baixa e para piorar já é a segunda vez que começo esta postagem, chegou a hora de passar a responsabilidade de cuidar deste blog de mangás para um dos meus três filhos! Brincadeiras a parte (ainda não sou pai!), em algum momento de nossas vidas já ouvimos algum adulto falar dessa maneira com alguém mais jovem, depositando as esperanças de salvação mundial aos seus sucessores. 

Parece um tratado ou ritual que todos devem passar para se alcançar a maioridade, é mais importante que conseguir uma casa, carro ou a independência financeira. Nada contra as pessoas que depositam suas expectativas em seus filhos, sobrinhos e/ou netos, isso é bem normal, pois sempre desejamos o bem de quem gostamos, todavia, não é certo esperar que seus sucessores façam aquilo que você deixou de fazer na sua vida. Por exemplo, nos séculos passados era obrigação do filho herdar a mesma profissão do pai ou tocar o negócio da familia, tanto que se tinha todo um preparo desde quando a criança veio ao mundo, sem falar da empolgação que o pai e a mãe tinham ao falar que o filho seguiria tal profissão. O desejo do garoto não interessava, mesmo quando se descobria ter vocação para outra função, era um esforço perdido tentar convencer os familiares do contrário.

Seguir o que outras pessoas determinam para sua vida deve ser uma das situações mais frustrantes que alguém pode passar, escolher qual atitude tomar nos amadurece e nos torna pessoas melhores e cientes das consequências sobre aquilo que decidimos, então do que adianta os pais (ou outros adultos) tomar decisões pelos filhos? Até certa idade (17, 18 anos) tal condição é aceitável, mas a partir daqui eles devem bater de frente com seus problemas e resolvê-los sozinhos. A grande sacada disso tudo é a liberdade de ir e fazer o que quiser, com o preço de ser responsabilizado pelas atitudes (por exemplo, ninguém em sã consciência engravida uma menina e não tem a dignidade de assumir). Não adianta fazer tudo o que vier na mente como se não tivesse amanhã porque tudo que se faz nessa vida paga-se o preço! 

Depois dessa falação sobre responsabilidade, pare por uns dois minutos e pense sobre o titulo do post.

Terminou de procurar a tradução no Google Tradutor? Pensou? Bom, então veja se eu não falo bobagem: não há motivo algum para essa cobrança demasiada que fazem sobre as crianças, jovens e pré-aldultos para serem o 'futuro' da nação, se temos problemas com corrupção, criminalidade, educação, saúde ou qualquer outro tipo de situação, não é jogando a responsa na próxima geração (quem está nascendo ou crescendo) que tudo se resolverá. Pode-se considerar até uma queixa de adultos frustrados que não resolveram nada ou nem alcançaram os seus objetivos de vida, e para compensar tal chateação resolvem descontar no seus descendentes. 

Espero que essa mania de transferência de responsabilidade não deixe as coisas mais dificeis do que são, e em vez de cobrar ou deixar os problemas para quem está para chegar nesse mundo, os adultos consigam conciliar as ideias e se unam procurando as melhores soluções para resolver tais questões que tanto incomodam as pessoas que vivem nesse mundo cheio de problemas.

Até a próxima!

Comentários