Free Talk 37 - Procrastinação


Ô palavra difícil de pronunciar, um tempo atrás até apareceu uma matéria legal no Globo Esporte falando sobre a procrastinação dos times de futebol que disputam o Campeonato Brasileiro. Se você não conhece o significado disso, nada mais é do que a ação de adiar uma tarefa ou outra atividade que foi escolhida para ser realizada em determinado momento. É a mania de “empurrar” com a barriga. Por que isso acontece? Depende, em alguns casos é pela falta de tempo, em outros por puro capricho (me enquadro aqui) ou simplesmente pela falta de vontade; procrastinar é um hábito, aliás, mau hábito, quanto mais praticado é tal atitude mais difícil pode ficar de largar dela.

Esse hábito aparece com muita frequência quando precisamos fazer um trabalho escolar, o professor estabelece um prazo de dois meses (ou mais) e achamos ótimo porque o tempo é suficiente e não exigirá um esforço sobrenatural se o prazo fosse de alguns dias. No começo até pensamos em organizar e começar a fazer a pesquisa por partes, mas bate aquela preguiça e vem a falta de tempo (obviamente só temos tempo para o lazer), aí deixamos pra lá, tem muito tempo ainda até o prazo de entrega mesmo. Os dias passam e quando percebemos que o prazo está próximo, entramos no modo berserk e fazemos tudo em poucos dias, passando várias horas na frente do computador pesquisando e digitando com todo o cuidado para não cometer um PLÁGIO e mandar tudo para os ares. Isso no caso de trabalhos da faculdade, já que nos trabalhos escolares não tem essa exigência de produzir um material inédito.

Após os esforço das últimas horas, uma ou duas noites em claro, você entrega o trabalho no prazo e reza para ter sentido, já que não deu tempo de ler o conteúdo por causa do sono; alguns dias depois, você recebe o material corrigido e salta de alegria por saber que tirou uma nota sensacional mesmo fazendo um trabalho porcamente procrastinado, comprovando sua capacidade de reagir em situações de pressão. Sinceramente, não recomendo fazer esse tipo de coisa, causa uma bela dor de cabeça, sem falar que a nota do trabalho corre o risco de ser bem ruim, então fazer as coisas com antecipação é menos sofrível, principalmente se for um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou Monografia, que exige um planejamento e dedicação para que saia algo de qualidade. Geralmente, nesse caso as pessoas não são doidas o suficiente para deixar esse tipo de trabalho para os últimos momentos.

Procrastinação no trabalho é um pouco difícil só se for funcionário público, já que se você enrolar muito acaba sendo demitido e substituído por alguém que faça o serviço. Acho que o mais comum mesmo é em atividades domésticas, tipo lavar ou secar a louça, que pode (a longo prazo) acabar com casamentos, causa até mesmo discussão entre pais e filhos para quem vai fazer o que, então os pratos e os talheres ficam lá secando porque alguém decidiu procrastinar a atividade. Um tipo de figura que adora empurrar suas decisões para outros momentos são os políticos que administram os mais diversos lugares desse país, em época de eleições prometem o céu e a terra, mas quando são eleitos não conseguem responder onde está localizado um estado do país no mapa; o engraçado é que contas de matemática eles sempre erram para uma quantia maior. O pior acontece quando chega o fim do mandato e eles pedem uma nova chance para se reelegerem, prometendo a continuidade dos projetos que iniciaram (?) e não terminaram a tempo, sem falar da implantação de novos projetos, ou seja, adiando o que deveria ter sido feito no mandato normal.

O último exemplo de procrastinação que me lembro até aqui são os times de futebol, citados no início deste free talk, o motivo é bem simples: no começo de um campeonato longo, é comum um time ter resultados ruins, e sempre ouvimos os dirigentes, técnico e/ou jogadores falarem que é só o começo da competição e nos próximos jogos irão recuperar os pontos perdidos. O pior é quando o torneio está perto do fim, os resultados não vieram e o time está com riscos de ser rebaixado na última rodada (Palmeiras e Corinthians foram rebaixados na última rodada do Campeonato Brasileiro) e fazem os torcedores sofrerem mais que as nossas mães durante o parto. Veja que procrastinar pode ser muito perigoso nesse caso!


Resumindo, se você adia certas atividades de vez em quando por pura preguiça, não se preocupe tanto porque faz parte da natureza humana, a única coisa que não se pode acontecer é procrastinar coisas essenciais, já que ninguém vive para sempre e não pode simplesmente evitar a morte.

Até a próxima!

Comentários