Free Talk 14 - Jogo Justo


Em 29 de Janeiro de 2011 foi realizado o Dia do Jogo Justo. O que é isso? você deve estar se pergutando. E a resposta vem do site oficial:

"O Projeto Jogo Justo, idealizado por Moacyr Alves Júnior, busca diminuir a carga tributária nos jogos importados vendidos aqui no Brasil. A intenção é mostrar por meio de um relatório baseado em informações comerciais de desenvolvedores e lojistas que o mercado de games nacional tem um enorme potencial. Como comparação, será utilizado o que ocorreu no México, quando o mercado de jogos cresceu 8 vezes após a diminuição da carga tributária. O Projeto Jogo Justo visa diminuir o preço dos games, dos aparelhos de videogame e de seus periféricos, fazendo assim com que o consumidor final tenha cada vez mais contato com os games, forma de cultura cada vez mais disseminada do mundo. Como consequência disto, o mercado nacional irá se desenvolver, além da possibilidade de mais produtoras se instalarem no Brasil, gerando de uma forma gradativa, mais empregos no setor.
O Projeto Jogo Justo foi criado dentro de uma comunidade e independe de ordem política, empresarial e da geração de lucros.Começou a ganhar forma no segundo semestre de 2010 e no mês de novembro encontrará seu primeiro desafio, quando mostrará todo o seu potencial para a Receita Federal. Durante uma conversa em Brasília, serão apresentados os benefícios de se diminuir a carga tributária dos jogos vendidos no Brasil, onde os games passariam de R$ 250,00 para R$ 99,00.Caso seja aprovada pela Receita Federal, o plano poderá entrar em vigor já no início de 2011."

Para deixar mais claro toda a questão, temos o próprio idealizador falando sobre o projeto:


Ele deu uma entrevista de pijama! Ou pelo menos pareceu ser...Agora veja uma prévia do que seria o Grande Dia do Jogo Justo:


Depois desse grande discurso, só podemos esperar o que? Que será algo muito promissor, que deixará a Campus Party, a Super Casas Bahia ou qualquer outro grande evento que acontece em São Paulo no chinelo. O Jogo Justo apareceu até no Jornal Nacional da Rede Grobo (foi mal, é Globo):


Uma das coisas que não entendi foi a conta que fizeram nos impostos, que chegaram a 124% por causa do tal efeito cascata (veja como o JN transmite informações precisas e claras para a população), será que os impostos são tantos assim aqui no Brasil? Tenho minhas dúvidas.

No vídeo seguinte, acompanhe a cobertura realizada pelo Portal Game TV!. Já vou avisando que só se salva a reportér e uma morena que dá um recado rápido para o Moacyr, porque o resto...daria até pra fazer um post analisando as sequências de pérolas e da vergonha alheia que essas pessoas causam em quem assiste...


Mais e aí? Não era pra ser um grande evento, com grande proporção e vários games? É impressão minha ou o Jogo Justo ficou de lado e o que se viu foi o lançamento de uma associação chamada ACIGAMES? Isso sem falar do preparo que as lojas e o Walmart teve para suportar tantos internautas acessando sua página de compras. No Mais de Oito Mil tem uma análise mais completa do caso e no Kotaku Brasil tem a opinião de alguns que não conseguiram ou não adquirir um dos três produtos.

Para concluir, você lembra sobre aquele trecho que dizia "...O Projeto Jogo Justo visa diminuir o preço dos games, dos aparelhos de videogame e de seus periféricos..."? Então, foi anunciado no último dia 31 o arquivamento do Projeto de Lei 300-2007, que visava beneficiar os consoles de video games importados a ter redução de impostos assim como os itens de informática possuem. A iniciativa era de autoria do Deputado Estadual Carlito Merss (PT-SC), porém ele acabou arquivando o projeto após renunciar o cargo para ocupar o vaga de prefeito de Joinville (SC). Pode-se ver o processo no site da Câmara dos Deputados. Parece que ninguém da associação percebeu isso, já que estavam muito ocupados com o "sucesso" que o evento teve e acabaram de deixar um dos seus objetivos ser esquecido no arquivo da Câmara. Inclusive o Moacyr Alves tem um jeito de discursar muito semelhante a de um político, quem sabe daqui uns dias ele até se elege! Com certeza não faltará pessoas para votarem nele. XD
Enfim, caro leitor, tire suas conclusões sobre estes fatos apresentados.

Sites de Referência

Até a Próxima!

Comentários

  1. "Mewww" kkkkk
    Eu queria fazer um comentário, falando sobre o assunto e tal (mas, hellooo tu sabes que eu não entendo nada de games/mangás/animes kkkkk) aii reduziram razoavelmente as minhas chances de passar por "culta" aqui ¬¬ kkkkk
    Parabéns pelo blog, sério mesmo.

    Obs: Agora só falta o mangá lá em, esse ano vai kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio. Ah mas nem precisa ser expert no assunto (eu não entendo quase de nada de muita coisa), uma opinião sobre o fato já vale muito rsrsrs
    Estou confiante que o mangá andará normalmente desta vez!

    ResponderExcluir
  3. Sabado estou deixando quase um topico sobre esta lei e entregarei meu primeiro sobre games! Wowww

    ResponderExcluir
  4. Opa!! Isso sim é começar com o pé direito, anseio pela colaboração com vários tópicos dentro do mundo dos games e mangás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário