Free Talk 12 - Anime Dreams

Bem, hoje vou falar um pouco da minha experiência em um evento de anime que aconteceu nesse último fim de semana, que foi o Anime Dreams 2011. Já vou avisando que não terão fotos de cosplays e os motivos virão adiante. 

 

Sobre o local e o tempo
Foi no mesmo lugar onde foi realizado o Ressaca Friends, o Campus Tatuapé da Universidade Cruzeiro do Sul, próximo ao Shopping Anália Franco. É bem espaçoso, tem até um gramado para ficar estirado que nem um sedentário. A pior parte ficou com o tempo, estava um calor terrível no começo, depois veio a chuva, que vem castigando várias regiões do país nesse período. Felizmente não cheguei encharcado em casa. 

Consumo
Calma, não ingeri alcool (consumo sempre lembra bebida), comprei alguns volumes de mangá para minha coleção. Primeiro, os volumes 13 e 14 de Tsubasa: Reservoir Chronicle, que já terminou no Japão e segue para sua conclusão aqui no Brasil, porém estou muito longe da edição nacional (volume 48) e nem sei quando vou completar. E os outros que adquiri foi os três primeiros volumes de High School of the Dead (nunca sei como escrever esse nome direito, enfim...), que estavam esgotados em tudo quanto é lugar, e caso encontrasse teria que pagar quase o triplo por uma edição. Felizmente, a Panini providenciou uma nova tiragem para atender a demanda do mercado, atitude que deve ser elogiada, algo que a Editora JBC nunca fez com os primeiros quadrinhos dela lançados no país (Samurai X, Sakura Card Captors e Love Hina), que até hoje tem números raros de se encontrar e nunca ganharam uma republicação, deixando vários colecionadores na mão.


Sinceramente, meu principal objetivo ao ir nesses eventos é comprar mangás, ainda mais por causa com os descontos que são concedidos. Inclusive, tem uma coisa que me chama a atenção desde o Ressaca Friends: o marketing massivo da JBC com o seu novo título de peso, Fairy Tail. Eles até distribuiram uma amostra grátis (acima) contendo 14 páginas do primeiro capítulo da série, além de estarem retardando o lançamento dos volumes, porém todos esses esforços não mascaram a qualidade da tradução do mangá, que deixa a desejar demais, com gírias e algumas adaptações infelizes realizadas pelo dublador que traduz o título, Guilherme Briggs. Ele esteve lá também, no primeiro dia do evento:

O PlanetaAnimangá adverte: assista apenas a primeira parte, que é meramente ilustrativa. Este blog não se responsabiliza caso siga em frente e conclua que perdeu tempo vendo isso.

Programação e "ausência" de Cosplays
Antes de falar da programação, tive a oportunidade de jogar o PS3 pela primeira vez, além de disputar uma luta no Street Fighter IV, que é muito bonito graficamente falando; agora só falta jogar o Nintendo Wii! XD
Agora falando da programação, acabei ficando curioso para ver o Concurso de Cosplay do evento, e me dirigi ao local onde iria acontecer a disputa. Antes, iria iniciar a apresentação de um grupo que dança K-Pop (Korean Pop), que nunca tinha ouvido falar na minha vida, pensei que só existisse J-Pop (que é música japonesa). Achei o grupo meio sem sincronismo, sem graça, me lembrou os clipes de música japonesa, que sempre são ruinzinhos. Veja abaixo e tire suas conclusões sobre a perfomance do Grupo Brisk e compare com o clipe de J-Pop da abertura de Soul Eater, interpretada por T.M. Revolution:



Já o Concurso de Cosplay teve alguns personagens bem reproduzidos, mas nada de excepcional. As apresentações eram divididas nas categorias tradicional e livre, sendo ambas divididas em apresentação individual e em grupo. A parte tradicional tinha que desfilar e depois podia fazer uma interpretação de alguma cena do personagem e tal; algumas foram legais, outras nem tanto, mas bacana mesmo foram as apresentações livres, porque as pessoas inventavam situações inusitadas e misturavam universos de desenhos, animes e filmes. Não achei todos os vídeos, quando encontrar os outros legais, posto por aqui.


Sobre a "ausência" de cosplays, dois motivos: não levei máquina para fotografar (não reclame!) e também não tinha nada que era imperdível. Pode-se perceber também mais ou menos o nível dos cosplays pelos vídeos, fica até na dúvida sobre o real significado da palavra Cosplay, que é costume play, ou seja, representar um personagem de alguma série que a pessoa goste; hoje podemos encotrar pessoas que praticam isso não prestando atenção que seu corpo não é indicado para fazer certo personagem, e até pior, fazer um cosplay com material genérico e ainda ficar bravo quando é criticado por fazer uma coisa sem qualidade e comprometimento. Isso sem falar de quem pratica cosplay de si mesmo....

Final
Observe a foto tirada durante a saída do evento e perceba se não tem nada errado:


Percebeu? Não? Pois bem, essa era a saída, como disse antes. A pergunta é: porque um cartaz de Bem-vindos ao Anime Dreams, se estamos saindo do evento? Tem mais, reparem no orientador ridículo com a camisa pela metade, protagonizando uma cena bizarra; e não sendo pior, as duas meninas registradas no retrato parecem estar morrendo de ri do cidadão que está pagando este papelão. Depois dessa, fim do evento.

Enquete
Estou iniciando essa enquente com o intuito de conseguir nomear as matérias sobre análise de uma série, título de mangá, jogo de video game ou seja lá o que for. Qual é o melhor título para uma matéria de análise de uma série?

a) Análise
b) Review
c) Destrinchando
d) Resenha
e) Outra sugestão? Deixe um comentário dizendo qual

Se o título não for escolhido, não vou fazer análise de série nenhuma!! XD

Até a Próxima!

Comentários

  1. Hey! I understand this is somewhat off-topic however I needed to ask.
    Does building a well-established blog like yours require
    a large amount of work? I'm brand new to operating a blog however I do write in my diary every day. I'd
    like to start a blog so I can share my experience and views online.
    Please let me know if you have any ideas or tips for
    new aspiring blog owners. Appreciate it!

    my blog Free PSN Cards

    ResponderExcluir
  2. I am really glad to read this webpage posts which
    consists of tons of helpful information, thanks
    for providing these data.

    my webpage :: dragonvale play for free

    ResponderExcluir

Postar um comentário