Free Talk 122 - Hype


Muita propaganda para pouca entrega...

Vivemos na sombra do excesso de expectativa de tudo, quando tem um jogo de video game para ser lançado, já se espera que o mesmo seja o game of the year, quando tem uma nova temporada da nossa série favorita, espera-se que seja A temporada, e aí quando a realidade não corresponde ao que se espera e, pior, quando estamos tão enganados que vemos qualidades onde não tem, bate a frustação e vontade de ignorar tudo aquilo que sentimos em relação ao objeto de interesse.

Tudo é baseado no exagero (hipérbole) e na ansiedade, um dos males do século XXI, onde as pessoas enlouquecem e querem que tudo seja o melhor sem nem conhecer direito sobre o que está falando. Isso também parte do conceito de idealização, semelhante quando conhecemos alguém e achamos (sem ter uma relação profunda) que será o amor da vida ou o amigo para sempre, tamanho é o descontrole e excesso de expectativa sobre o outro, aí quando conhece e vê que não é isso ficamos fulos!

O mimimi é grande quando o hype é maior do que a qualidade, twitter e facebook viram os canais mais frequentes de reclamação, ainda mais se tratando de séries e filmes, os trailers criam todo o cenário de que será ótimo assistir e tal, só que a edição engana muito porque montam três minutos de vídeo com as melhores partes da película e quando vamos ver as demais duas horas, saímos cuspindo pipoca ao sair da sessão.

Sem falar que passou os quinze minutos de propaganda, o alvo de interesse cai no esquecimento de todos lamentavelmente... O negócio é controlar essa ansiedade que cerca todos para aproveitar como se deve qualquer experiência.

Até a próxima!

Comentários