Free Talk 47 - Se...


Se eu não estivesse escrevendo esse post quase sem imagem estaria fazendo outra coisa, se você não estivesse aqui lendo essa frase provavelmente estaria fazendo outra atividade de seu interesse, se... Enfim, percebeu como sempre estamos usando essa palavra?

Usada para determinar alguma condição, o se está muito presente em nossas adoradas vidas, principalmente para pensarmos em como devemos (ou não) tomar nossas decisões. Ou não... aí é que vive um grande problema, quando começamos a usar o se para possibilidades que não correspondem com a realidade, ou que já não podem reverter algum problema que se queira resolver. Toda escolha tem 50% de dar certo e 50% de dar errado, e quando optamos, queremos sempre que tudo saia muito bem (exceto para os pessimistas). Claro que existem dias que, mesmo nos esforçando, as coisas não acontecem como esperamos e achamos que perdemos a oportunidade da vida naquele momento. Sentimos o fardo de escolher e temos que pagar pelas consequências pela opção realizada, começamos a nos questionar e procurar onde e porque erramos, bate o arrependimento por escolher, e vem aquele maldito pensamento: "E se eu tivesse...", "Se eu fizesse de outra maneira...", e assim por diante.

Esse tipo de reflexão não deveria nos assombrar porque devemos estar preparados para enfrentar o que vier e decidir da melhor maneira possível no momento, e não ficar se torturando pelo o que não fez e não pode mais fazer, o pensamento deve ser focado em usar o passado para corrigir possíveis erros, fazer o melhor possível no presente e se preparar para o futuro, pois esse é impiedosamente imprevisível, prepara cada surpresa (agradável e desagradável) para deixar qualquer um alerta!

Que atire a primeira pedra quem nunca arrependeu-se por algum atitude equivocada e que tentaria voltar no tempo para consertar a situação, ainda mais se for algo que tenha magoado alguma pessoa que gostamos ou até a si mesmo. Você já deve ter ouvido essa frase ou semelhante a ela: cada escolha, uma renúncia; ela é bem simbólica e representa as tantas possibilidades que encontramos na vida, todo dia é uma decisão de campeonato, uma atitude pode ser brilhante e outra pode ser desastrosa, depende muito do nosso comportamento, ambiente, pessoas que convivemos e outras variáveis.

A vida quer que você escolha um caminho. Qual será? Aquele que é melhor para você? Aquele que é bom para os outros? Ou que é bom para você e os outros? Tome sua decisão sem arrependimentos! Não se martirize e fique pensando em como as coisas poderiam ter acontecido SE você agisse de outra maneira, apenas aprenda com o passado e viva o presente sem preocupar-se tanto com o que não aconteceu. Chega, se não vai ter gente dormindo na frente do computador depois de ler esse post!!

Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário