Free Talk 30 - Q.I.


Hoje falaremos sobre o famoso Q.I. (Quem Indica). Pensei bastante sobre como poderia abordar esse assunto, ao meu ver, complicado. Não lembro exatamente onde ouvi pela primeira vez essa sigla que se refere quando uma pessoa tem uma outra para indicá-la para uma atividade, uma entrevista e até mesmo um emprego. Formalmente pode ser conhecido como Networking, ou seja, criar vínculos com as pessoas para que futuramente elas lembrem de você e sua formação.

ESTUDAR OU TRABALHAR? FAÇA OS DOIS!
Por estarmos em um país subdesenvolvido, a grande maioria da população não tem uma renda maravilhosa, educação descente e sistema de saúde que possa manter as pessoas, então para se ter acesso a isso, a pessoa investe na sua formação acadêmica e profissional para ganhar mais dinheiro e viver com qualidade de vida. Porém, depois que saimos do ensino médio, não temos uma base intelectual consolidada pela deficiente estrutura educacional pública, o que dificulta o ingresso de qualquer pé-rapado numa universidade de renome (USP, UNICAMP, UNESP, e mais algumas), isso faz com que as pessoas procurem as faculdades particulares, que cobram horrores pelo ensino. Se a pessoa não estiver trabalhando também, não terá condições de bancar uma faculdade paga, mas graças a boa vontade do governo em querer ajudar sua população temos as bolsas de estudos oferecidas através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Claro que foi uma boa ideia oferecer essa oportunidade, mas não passa de uma medida paliativa e integrante da política pão e circo desse país.

O mais engraçado de tudo isso é que quem deveria pagar pelo ensino privado são os ricos que desfilam hoje nessas universidades prestigiadas no lugar de quem sobreviveu ao ensino público a vida inteira. Para quem não teve acesso a educação de qualidade e tem a intenção de adentrar nesses lugares tem que recuperar o tempo perdido, estudar que nem um condenado por dois ou três anos, fazer os vestibulares diabólicos (que pioram a cada ano) e rezar pra ter se saído bem. Depois que você iniciou uma faculdade, você terá que se especializar naquilo e no final de tudo estará trabalhando nessa área. Pode ser que para manter seus estudos, a pessoa já trabalhe, caso não vai ter que fazer isso, porque os pais não tem condições de sustentar por tanto tempo alguém que terá despesas durante esse período, portanto o universitário terá que trabalhar e estudar. Tanto a empresa quanto os professores da faculdade não estão nem aí como você vai arranjar tempo para fazer os trabalhos necessários sem perder o foco e a concentração (convenhamos, é algo quase desumano fazer essas duas atividades ao mesmo tempo), essa rotina vai descontar alguns anos de sua saúde, limitar sua vida social e te aborrecer bastante. O certo seria fazer um ou outro, porque a exigência realizada de ambos é muito estressante.O que era para ser um período legal de se passar na vida, pode se tornar um incomôdo muito grande, ainda mais se os professores e as empresas não tiverem empatia, e não egoísmo, cada um se preocupando apenas com sua própria causa. 

CONTATO AQUI, CONTATO ALI... 
Lá está você, tentando aumentar seu intelecto e conquistar seu espaço no mundo cruel, quando surge a grade curricular e tu percebes que existe uma carga horária a ser cumprida de uma atividade específica: o estágio. Naturalmente, você não se preocupa muito porque está no começo do curso e essa obrigatoriedade é para o fim da faculdade, então os estudos continuam normalmente e a interação com seus colegas também. Até que chega esse período que precisa entregar o documento que comprova que você aplicou seus conhecimentos adquiridos nos anos de sofrimento em situações práticas, mas você não tem o estágio da área que está se formando e trabalha em outra atividade.

Para isso os seus problemas acabaram, use seus Contatos Networking Amigos do Peito Tabajara e seus problemas estarão resolvidos, Seu Creisson agaranti contatos para conseguir alguma coisa, aí o leitor pergunta: "Porque precisa de contatos para conseguir emprego, se a pessoa tem um bom currículo?". Leia a resposta enquanto houve a música do vídeo abaixo:


Simples, mio caro lettore, porque o apadrinhamento é uma tradição milenar na Terra e não devemos nunca perder o hábito de ajudar nossos conhecidos, então sempre tenha uma rede de contatos ativa e atualizada, não se preocupe em atualizar o seu currículo modesto sem curso de idiomas, porque alguém vai te indicar e está tudo certo. No lugar onde mais acontece esse tipo de coisa é justamente onde não poderia ocorrer: em Brasília, onde vira e mexe aparecem escândalos de corrupção. Se a sede do poder e justiça (aff...), tem caso de pai indicando filho, mulher indicando cunhado para trabalhar na política, imagine no restante do país? Esses dois casos também são conhecidos como nepotismo.

As pesquisas afirmam que a escolha de candidatos por indicação está em primeiro lugar, depois vem aqueles que buscam uma vaga apenas com seu currículo na mão e em terceiro aqueles que conseguem passar em concursos (pessoas esforçadas). Em boa parte dos casos, quem tem indicação tem um bom currículo, o que resulta na contratação do indivíduo. 

PORQUE ISSO ACONTECE? 
Os motivos encontrados para esse panôrama podem ser vários, mas acredito que esses são os mais comuns para explicar tamanha consideração pelas indicações: 

Necessidades do mercado: as empresas tem pressa em ganhar dinheiro, somente isso, e quanto menos benefícios pagar para os funcionários, melhor. Realizar um processo seletivo custa dinheiro, tempo e pode levar a organização contratar alguém que não possa render o esperado, então baseados nesses argumentos frouxos inquestionáveis, optam por perguntar para quem já trabalha na empresa se conhecem alguém que possa preencher a vaga, chamam o indivíduo, fazem uma seletiva mais enxuta e contratam a pessoa indicada. 

Curso novo ou específico: às vezes escolhemos um curso que ainda não tem muita aceitação no mercado, não por ser desnecessário, mas por ser algo novo e desconhecido para muitas empresas, que não gostam de apostar em alguma ideia nova, pois pode gerar em perdas financeiras, fato que acaba por dificultar quem tem uma faculdade desse tipo. 

Currículo: pode não estar de acordo com as exigências do mercado, portanto se vira e adapte seu currículo a realidade. "Ah mas quem não tem condições de fazer um curso ou faculdade para melhorar o currículo?", a empresa e o mercado de trabalho estão pouco se lixando se você tem condições ou não de conseguir se qualificar, eles querem desse jeito e pronto. Essa exigência está alcançando um nível que não tem mais coerência, pois para se conseguir um estágio em algumas áreas a pessoa precisa ter experiência na função (como assim?). Para entendermo isso, vamos ao significado da palavra Estágio:

Dicionário Aurélio: 1. Aprendizado, tirocínio (de qualquer profissional). 2. Etapa, fase. 3. Unidade autônoma e separável de um veículo espacial, dotada ou não de meio de propulsão.

Ministério do Trabalho e Emprego (vide cartilha): é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).

Observando essas duas definições, porque essa exigência esquisita de ter vivência na área para se estagiar? E quem nunca trabalhou, não pode ter a oportunidade de um primeiro emprego porque nunca trabalhou, só estudou e procurou se preparar mais adequadamente a tais exigências do mercado? Pode parecer absurdo, mas não é, tal fato tem se tornado frequente, limitando ainda mais aqueles que não tem um Q.I., e até mesmo quem tem a indicação sofre com isso.

SÓ O Q.I. IMPORTA PARA CONSEGUIR EMPREGO?
Algumas pessoas afirmam que existem muitas vagas de emprego não preenchidas por falta de capacitação das pessoas. É um argumento válido, porém como uma pessoa pode se capacitar em um país que oferece uma educação precária? Que tem o ensino superior de qualidade apenas para quem se preparou no ensino privado e quem se matou de estudar porque veio de escola pública, e quem não entra nesses citados, tem que contentar com uma faculdade paga de qualidade questionável? "Ah, mas quem faz a faculdade é o aluno, ele quem tem que correr atrás", a verdade é que o governo peca propositalmente em restituir os impostos em investimento em educação de qualidade e os responsáveis pelo ensino querem se isentar de culpa nessa história.

Quem sobrevive a esse sistema infernal, tem outro obstáculo conhecido como mercado de trabalho, que exige coisas que não tem sentido em vários casos, porque muitos estudantes não são devidamente preparados nas faculdades e se formam sem conseguir um emprego, isso faz com que a pessoa desista de tentar uma vaga em empresas e vai viver de atividades informais para ganhar alguma o pão de cada dia. Porém, todo esse sofrimento pode ser evitado se você tiver contatos para indicá-lo porque hoje não basta ter Quociente de Inteligência para conseguir um emprego.

Até a Próxima!

Comentários