Free Talk 20 - Nippon


Não poderia deixar de falar sobre o que está ocorrendo na terra dos animes e mangás, uma das piores catástrofes dos últimas decadas, que já não bastasse devastar uma região inteira, vitimar e deixar várias pessoas desabrigadas consumidas pelo desespero, ainda pode desencadear uma tragédia pior ainda e que nos leva a algumas reflexões.

O País 
No curso pré-vestibular, tive uma aula de Geografia específica sobre o Japão e lembro que o professor afirmou que aquele lugar era um dos piores lugares para viver se levassemos em consideração sua localização e disponibilidade de recursos naturais, e a explicação pode ser vista no que vem ocorrendo atualmente. Primeiro, o país é localizado na zona de convergência de Placas Tectônicas, fato que faz os abalos sismícos (terremotos) serem muito constantes no local (ocorrendo por volta de mil abalos por ano). Já pelo lado de recursos naturais, apesar de ter uma área realetivamente grande (se o Japão fosse um estado brasileiro ficaria em 6º lugar entre os 27 e caberia dentro de Mato Grosso) mas eles não conseguem produzir o suficiente para suprir suas necessidades de crescimento, portanto o país é obrigando a importar matérias-primas. Mesmo com tais dificuldades, eles são a terceira economia do mundo e pioneiro em tecnologia. 

Tsunami 
Quem está acompanhando nem que seja um pouquinho sabe que ocorreu um tremor de 8,9 na Escala Richter (lembrando que os terremotos nessa escala são contados de 0 à 9, ou seja, um abalo estrondoso) na região costeira da cidade de Sendai, localizada na Ilha de Honshuu, ao Nordeste do país.

Fonte: Globo.com
Abalo sísmico esse que gerou uma onda devastadora que deixou um rastro de destruição. O fato pegou todos de surpresa, mesmo porque se fosse um terremoto cotidiano, toda a população está acostumada e preparada, como podemos ver nas imagens transmitidas mundo a fora, chega a ser impressionante como eles lidam com a situação. Reclamamos tanto do Brasil, mas ele é um país tão abençoado que as ocorrências de terremotos são baixíssimas. O Tsunami em si já um desastre terrível (assim como foi no o terremoto no Haiti e o Furacão Katrina nos EUA), porém a possibilidade de outro fato péssimo ocorrer é muito grande. 

Contaminação Nuclear 
Fukushima, uma das regiões atingidas, possui uma Usina Nuclear com quatro reatores que tiveram seu sistema de resfriamento afetado devido a onda gigante, que causou um super aquecimento e, consequentemente, explosões em dois reatores, no sábado e domingo, respectivamente. Porém, contradizendo as expectativas das autoridades japonesas, o terceiro reator explodiu na segunda-feira e espalhou radiação pelo ar da região, obrigando o governo tomar providências o mais rápido possível para não afetar a saúde de sua população. O pior de tudo isso é que o pânico começou a tomar conta das pessoas que moram na capital Tóquio, que já começaram a comprar suprimentos e equipamentos para sobrevivência.

E é aqui que faço o questionamento: Porque é que não largam mão dessa maldita energia nuclear? Será que ver o que aconteceu em Chernobyl (que virou uma cidade-fantasma) não é o suficiente para entender que esse tipo de procedimento é perigoso demais para o homem se envolver? O país está correndo sérios riscos e mesmo assim os outros que veem essa situação terrível não tomam nenhuma postura quanto a isso. O Brasil também tem uma porcaria de usina desse tipo, nunca se sabe o que pode ocorrer quando existe a mão do homem para cometer falhas; mas aí vem um representante de um país e afirma: "Ah, mas é um das principais fonte de energia que podemos usar". Putz, só existe esse meio de energia para se usar, é tão difícil assim desenvolver uma tecnologia que resolva essa questão? Engraçado que para criar novos tipos de armas, mísseis, satélites e outras tranqueiras que possam ajudar em uma possível guerra ninguém encontra dificuldades ou falta de dinheiro para comprar. Francamente, os nossos governantes não tem é vergonha na cara e dignidade para com sua população, o ego sempre fala mais alto na hora que devemos mostrar o mínimo de hombridade e descência. Vou parar por aqui se não deixarei você leitor mais aborrecido. Vamos ficar na torcida para que o Japão possa sair dessa o mais rápido possível.

Até a Próxima!

Comentários