Recomenda-se: Yu Yu Hakusho


Gênero: Ação, Aventura, Luta, Sobrenatural

YuYu Hakusho, conhecido no Japão como Yū Yū Hakusho (幽☆遊☆白書, Yū Yū Hakusho = O Livro em Branco do Poltergeist), é uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaká Yoshihiro Togashi, que conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para se tornar Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens. Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória, são eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke.
Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados duas séries de OVA e um filme. Ambos não possuem ligação cronológica com a série de TV e do mangá.

FICHA TÉCNICA


MANGÁ

No Japão
Revista: Weekly Shonen Jump
Editora: Shueisha
Período: Dezembro/1990 à Julho/1994
Número de volumes: 19

No Brasil
Editora: JBC
Período: 2002-2004
Número de volumes: 38

Curiosidades
Em 1994, venceu o 39º Shogakukan Manga Award na categoria Shonen;
Em 2007, Yu Yu Hakusho vendeu mais de 45 milhões de cópias no Japão.


ANIME
Estúdio: Studio Pierrot
Emissora de TV que foi exibido: TV Fuji
Nº de episódios: 112
Período de Exibição: 10/10/1992 – 07/01/1995
Estréia no Brasil: na Rede Manchete em 1997

Curiosidades
No biênio 1993-94 foi escolhido o melhor anime no Prêmio Anime Grand Prix.

Abertura - Hohoemi no Bakudan


3º Encerramento - Unbalance na Kiss Wo Shite


OPINIÃO: Está entre uma das melhores histórias shonen que conheço, é um dos clássicos dos mangás/animes, que proporciona combates excelentes, personagens carismáticos, vilões memoráveis, narrado com um roteiro simples, interessante e original. Apenas um ponto negativo a ressaltar: os fatos da última saga são muito corridos e acabam deixando um pouco a desejar, mas o final é muito satisfatório. O motivo para essa agilidade no desenvolvimento da história é devido o desinteresse do autor, que já queria terminar o mangá na saga anterior, mas a editora não permitiu e fez uma pressão para que ele continuasse; isso é comprovado nos capítulo correspondentes do mangá em que os desenhos caíram vertiginosamente de qualidade, parecendo até rascunhos!
Mesmo assim, Yu Yu Hakusho, ao lado de Dragon Ball, é umas das referencias dos mangás nos anos 90, tanto no Japão como aqui no Brasil, sendo lembrado até hoje e servindo de base para outras histórias do gênero, como Bleach (que é extremamente parecido).

Até a próxima pessoal!

Comentários