Free Talk 3 - Crise da Criatividade

Sobre o título deste post, é mais sobre algo que percebi nesses últimos tempos em vários lugares, que estamos vivendo uma grande crise da criatividade. Pode parecer que não, mas o fato é que hoje já não se percebe a mesma originalidade de outros tempos.

Só está conferindo se o da moça não é mesmo que o dele

Podemos deparar com isso em alguns gêneros de músicas, filmes, games, até mesmo histórias em quadrinho (principalmente os mangás), para ilustrar a situação, vou citar alguns exemplos:

Katekyo Hitman Reborn!: uma das histórias que acompanho, sobre máfia, muito legal, mas de uns tempos pra cá lembrar mais outras obras (que não tem nada a ver com o tema proposto) como os clássicos Yu Yu Hakusho e Dragon Ball Z, do que gangstêrs italianos. Sem falar que agora está vivendo a fase Os Cavaleiros do Zodíaco, com armaduras e poderes completamente sem noção!

Nunca se viu a máfia tão colorida assim...
Fairy Tail: história sobre um mundo fictício onde magos fazem os trabalhos importantes. Outra boa história, mas que não tem nada de novidade que possa mudar a vida de quem acompanha, aposta nos mesmos temas já conhecidos pra quem leu outros mangás do gênero, sem falar que a semelhança com One Piece é tão grande que faz parecer que são desenhadas pela mesmo pessoa (mas não são!).

One Piece existe desde 1997...
...já Fairy Tail desde 2006


Em alguns casos (como desse dois citados) pode ter sido apenas uma coincidência ser tão semelhante, porém há quem copie ou até plagie descaradamente alguma ideia inovadora e adote como sua, não se preocupando com o trabalho e o tempo que a pessoa que criou teve. Claro que ainda pode existir exceções de obras que possam fugir do clichê, é difícil encontrar, mas acredito que a imaginação humana não tenha chegado no seu limite, de tempos em tempos vemos como a tecnologia está avançada, que um aparelho celular pode ter tantas funções, mesmo sendo tão pequeno e com tão pouco tempo de vida (duas décadas apenas!), fora os video games que conseguem inovar graficamente. 

Até mesmo nas relações humanas (principalmente entre homem e mulher) é essencial ter criatividade, saber surpreender a outra pessoa com atitudes diferenciadas, se não a convivência pode se tornar monótona, se desgastar com o tempo e terminar de uma maneira nada agradável. 

Então, fica a pergunta: O que se pode fazer para superar essa crise de criatividade? 
O caminho é o esforço por parte daquela pessoa que esteja disposta a criar algo em um determinado campo, sem copiar algo já existente, e sim apenas utilizando como inspiração no processo criativo; acima de tudo se original e único, assim como cada pessoa é neste mundo.

Mudando de assunto completamente, tem algumas coisas que comecei a acompanhar essa semana:



Detective Conan: ótimo anime de detetive (ah vá...), cada episódio é um caso diferente e os raciocínios para chegar na resolução são bacanas. Pena que ainda esteja em processo de tradução para o português e está muito longe do japonês, que é exibido até hoje.



 Cross Game: um anime que fala sobre beisebol e o cotidiano de um personagem bem relaxado, Kou Kitamura, que perdeu.... não vou falar, se não estraga (risos). Mas é um história bem legal, tem drama e romance, pra quem gosta é recomendável.



The Walking Dead: uma série de televisão que estreou em 31 de Outubro baseada na HQ (história em quadrinhos) homônima publicada nos EUA sobre um mundo apocalíptico infestado de zumbis e como as pessoas conseguirão sobreviver. O assunto é um dos meus favoritos, algo no estilo Resident Evil e High School of The Dead, pena que esta 1ª Temporada tem previsão para ter 6 episódios. Felizmente, já estão produzindo a 2ª temporada, com 13 episódios!!

Participem da Enquente do blog, localizada a direita do monitor!

Para fechar com chave de ouro, deixo a Imagem da Semana: é a capa do capítulo 426 (The Starter 2) do mangá Bleach, achei muito criativo onde foram os números do capítulo.


Até a próxima!

Comentários

  1. Ae Dudz, muito bom seu blog cara, nunca li nada relacionado a noticias no mundo dos animes, mangás, esse tipo de coisa.

    Muita coisa interessante, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário