Sobre o título deste post, é mais sobre algo que percebi nesses últimos tempos em vários lugares, que estamos vivendo uma grande crise da criatividade. Pode parecer que não, mas o fato é que hoje já não se percebe a mesma originalidade de outros tempos.
![]() |
Só está conferindo se o da moça não é mesmo que o dele |
Podemos deparar com isso em alguns gêneros de músicas, filmes, games, até mesmo histórias em quadrinho (principalmente os mangás), para ilustrar a situação, vou citar alguns exemplos:
Katekyo Hitman Reborn!: uma das histórias que acompanho, sobre máfia, muito legal, mas de uns tempos pra cá lembrar mais outras obras (que não tem nada a ver com o tema proposto) como os clássicos Yu Yu Hakusho e Dragon Ball Z, do que gangstêrs italianos. Sem falar que agora está vivendo a fase Os Cavaleiros do Zodíaco, com armaduras e poderes completamente sem noção!
![]() |
Nunca se viu a máfia tão colorida assim... |
Fairy Tail: história sobre um mundo fictício onde magos fazem os trabalhos importantes. Outra boa história, mas que não tem nada de novidade que possa mudar a vida de quem acompanha, aposta nos mesmos temas já conhecidos pra quem leu outros mangás do gênero, sem falar que a semelhança com One Piece é tão grande que faz parecer que são desenhadas pela mesmo pessoa (mas não são!).
![]() |
One Piece existe desde 1997... |
![]() | ||||
...já Fairy Tail desde 2006 |
Em alguns casos (como desse dois citados) pode ter sido apenas uma coincidência ser tão semelhante, porém há quem copie ou até plagie descaradamente alguma ideia inovadora e adote como sua, não se preocupando com o trabalho e o tempo que a pessoa que criou teve. Claro que ainda pode existir exceções de obras que possam fugir do clichê, é difícil encontrar, mas acredito que a imaginação humana não tenha chegado no seu limite, de tempos em tempos vemos como a tecnologia está avançada, que um aparelho celular pode ter tantas funções, mesmo sendo tão pequeno e com tão pouco tempo de vida (duas décadas apenas!), fora os video games que conseguem inovar graficamente.
Até mesmo nas relações humanas (principalmente entre homem e mulher) é essencial ter criatividade, saber surpreender a outra pessoa com atitudes diferenciadas, se não a convivência pode se tornar monótona, se desgastar com o tempo e terminar de uma maneira nada agradável.
Então, fica a pergunta: O que se pode fazer para superar essa crise de criatividade?
O caminho é o esforço por parte daquela pessoa que esteja disposta a criar algo em um determinado campo, sem copiar algo já existente, e sim apenas utilizando como inspiração no processo criativo; acima de tudo se original e único, assim como cada pessoa é neste mundo.
Mudando de assunto completamente, tem algumas coisas que comecei a acompanhar essa semana:
Detective Conan: ótimo anime de detetive (ah vá...), cada episódio é um caso diferente e os raciocínios para chegar na resolução são bacanas. Pena que ainda esteja em processo de tradução para o português e está muito longe do japonês, que é exibido até hoje.
Cross Game: um anime que fala sobre beisebol e o cotidiano de um personagem bem relaxado, Kou Kitamura, que perdeu.... não vou falar, se não estraga (risos). Mas é um história bem legal, tem drama e romance, pra quem gosta é recomendável.
The Walking Dead: uma série de televisão que estreou em 31 de Outubro baseada na HQ (história em quadrinhos) homônima publicada nos EUA sobre um mundo apocalíptico infestado de zumbis e como as pessoas conseguirão sobreviver. O assunto é um dos meus favoritos, algo no estilo Resident Evil e High School of The Dead, pena que esta 1ª Temporada tem previsão para ter 6 episódios. Felizmente, já estão produzindo a 2ª temporada, com 13 episódios!!
Participem da Enquente do blog, localizada a direita do monitor!
Para fechar com chave de ouro, deixo a Imagem da Semana: é a capa do capítulo 426 (The Starter 2) do mangá Bleach, achei muito criativo onde foram os números do capítulo.
Até a próxima!
Ae Dudz, muito bom seu blog cara, nunca li nada relacionado a noticias no mundo dos animes, mangás, esse tipo de coisa.
ResponderExcluirMuita coisa interessante, parabéns!