Free Talk 57 - Opinião


Opinião é algo que todas as pessoas deveriam ter, só falta me dizer que você lê este blog e não tem uma? Então, vai fazer outra coisa que faça você refletir sobre tudo que tem feito na sua vida! É isso mesmo, não estou aqui para formar opiniões, e sim para compartilhar o que penso sobre as várias cousas que acontecem no decorrer dos dias na Terra.

Temos o mau hábito de associar quem tem um opinião diferenciada da maioria como polêmica, em vez de tentar compreender outros ponto de vista de uma mesma situação. Isso quando não acontece de termos um determinado pensamento sobre um evento e nos omitimos por medo ou receio de causar um mal-estar em um grupo de amigos ou familiares. Por EXEMPLO (não tirem conclusões precipitadas): se um cara fala que não gosta de homossexuais, ele está morto, vai ser chamado de homofóbico, preconceituoso, "boiola enrustido", fora outras ofensas que ele ai ouvir, sem ao menos apresentar um argumento sequer. Será que não ouvir o que o outro tem a dizer não é tão preconceito quanto não gostar da opção sexual de outra pessoa?

Essencialmente, as pessoas são muito maldosas, não perdoam um deslize do semelhante e já vai apontando o dedo como se não tivesse os outros quatros dedos voltados para si. Falar, pensar ou agir de uma maneira que destoe do que é padrão pode acarretar em dor de cabeça, desde que me lembro não está escrito em lugar nenhum que você é obrigado a concordar com alguém, e muito menos está estabelecido que você deve discordar (tem gente que gosta de ser "do contra" sempre), então quando acontece de ter visões semelhantes ou divergentes sobre um assunto é porque as pessoas levam em consideração suas experiências de vida (estudos, convivências, atitudes, comportamentos) para chegarem a tal opinião.

É engraçado ver aqueles que não TOLERAM que seu ponto de vista seja contrariado, acham que os outros a sua volta devem concordam sempre e quando fogem disso estão querendo prejudicá-la, ou seja, vira uma questão pessoal só por haver uma discordância. Nem é necessário dizer que pessoas assim não chegam muito longe na vida e nem conseguem atrair energias positivas para si (momento esoterismo), como se pode discutir qualquer que seja o assunto se a pessoa não entende outras opiniões? Simplesmente não se discute!

Também tem quem acha que só porque tem aquele ponto de vista não deve mudar, rever que pode haver outras maneiras de se resolver um problema, atitude conhecida como teimosia, é tão limitante que acaba com a vontade de qualquer um de conversar com uma pessoa assim, a discussão não vai chegar a lugar nenhum, então nem tem porque começar...

Tão importante quanto ter opinião é ter flexibilidade e empatia para entender os demais pontos de vista diferentes que poderão surgir no decorrer da dicussão, e até mesmo da vida. Além disso, outra coisa que lembro que não está escrito em nenhum lugar: existe algum problema de mudar de opinião e voltar atrás? Não é errado mudar de visão, todos estamos sujeitos a cometer deslizes durante nossa caminha. Só erra quem não faz nada, mas só o fato de não fazer nada já é um erro, ou seja, humanos sempre erram!

Até a próxima!

Comentários