Free Talk 48 - Memória


Começo esse post pedindo desculpas pela imagem de abertura do post, mas foi inevitável (culpem o Google por isso!). Não é só no computador que a memória é importante, ela é essencial para todos os animais vivos deste planeta e dos outros também, inclusive os marcianos. Parando para pensar não se sabe exatamente onde fica armazenado tantas informações que adquirimos e passamos por nossas vidas, às vezes é estranho lembramos de fatos tão simples que ocorreram há muuito tempo, claro que tem momentos que nem recordamos o que teve no almoço da semana passada, tudo vai depender de quanto foi marcante o fato.

Por exemplo, para um cara lembrar de uma data importante no namoro pode ser difícil, e não é porque ele não quer lembrar na verdade é porque somos burros, acontece que o cidadão tem uma memória pior que a de jogador de futebol quando declara que ama um clube e anos depois fala a mesma coisa quando joga no clube rival. Ou quando uma pessoa toma um 'fora' e acha que é o fim do mundo, enquanto para a outra o que aconteceu não foi tão relevante assim. Tudo varia de acordo com os sentimentos que associamos as situações, se você odeia certa matéria, certamente na hora de estudar e fazer uma prova terá mais dificuldade para memorizar as informações necessárias para se sair bem.

Lembra do Jogo da Memória?
Há outro momento que pode-se perder temporariamente a memória, quando acontece o famoso "branco", na hora de apresentar um projeto ou trabalho na frente de uma platéia, tudo que você levou horas para entender e se preparou para transmitir simplesmente desaparece! Falo isso por experiência pessoal, o nervosismo toma conta e quase nada do que você planejou apresentar acaba efetivamente exposto, o que causa uma certa chateação e constrangimento. Tristeza a parte (T.T), engraçado mesmo é quando as pessoas não lembram do seu aniversário e falam pra você avisar que está comemorando ele! Isso sim representa ter uma boa memória...

O assunto é importante e sério, inclusive existe a Doença ou Mal de Alzheimer, que nada mais é do que a perda gradativa de memória ocasionada por lesões no cérebro, às vezes se confunde com o Mal de Parkinson (esses nomes estrangeiros são problemáticos), aquele que a pessoa tem uma difunção motora (fica tremendo). Imagine que situação difícil para alguém que tem um membro da família que possui essa doença, um dia a pessoa lembra quem você é, já no outro pode nem saber com quem está... só de pensar já é de torcer o coração.

A mente humana é um assunto em complexo
O único caminho para se ter uma boa memorização nos estudos é o treino, deve-se praticar arduamente para conseguir lembrar das coisas importantes, ainda mais quando a necessidade em questão é uma prova para vestibular ou concurso público, que são grandes oportunidades de mudança na vida das pessoas. Claro que é impossível armazenar todas as informações vistas desde criança e lembrar com facilidade (você conhece alguém assim?), mas a gente se esforça para recordar o máximo das coisas que sabemos! Também tem o caso da memória fotográfica, não lembramos exatamente do rosto de pessoas que vimos algumas vezes (e não é por maldade ou coisa do tipo), é simplesmente porque temos dificuldades de gravar o rosto de alguém que pouco vimos ou nos relacionamos. Infelizmente tem gente que já leva para o lado pessoal e vira a cara, aí para tentar explicar o que acontece torna-se muito trabalhoso...

Feliz é aquele que consegue se lembrar de tudo na hora que se mais precisa, porque de nada adianta lembrar de alguma informação que não acrescente em uma conversa, trabalho, apresentação ou outra situação do nosso cotidiano. Já parou para pensar se vivessemos em um mundo onde ninguém se lembraria da data de aniversário, que tem uma família, tem direitos, deveres a cumprir, objetivos de vida, carro, casa, emprego, faculdade, bens materiais? Seria realmente uma porcaria, uma existência vazia e sem sentido. A memória é algo tão importante quanto respirar, se alimentar e conviver em harmonia com o próximo.

Até a próxima!

Comentários

  1. Mto bom!!!

    Tem um ponto legal também, existe dois tipos de memória. Uma é a de curto prazo, que é quando você estuda para uma prova que nem um calango (rs) e depois de algumas horas esquece um boa parte do que fez. E a segunda que é a de longo prazo, onde você lembra fatos de quando você tinha 8 anos de idade. O cérebro é perfeito.

    ResponderExcluir
  2. O cérebro humano é algo sensacional mesmo, ainda há muitos mistérios sobre ele que não conhecemos! Minha memória de calango não funciona (kkkk) e a outra corta algumas coisas, mas funciona bem ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário