Free Talk 38 - Tédio


Não tem coisa pior que o tédio, aquela sensação de que tudo o que você faz ou passa não empolga. Mas afinal, como é que chegamos a esse estado e como podemos sair disso? Uma vez navegando pela internet encontrei uma frase intrigante que dizia: "Se você se sente entediado, você é entediante". Convenhamos, é uma afirmação polêmica assim como mamilos, dependendo das escolhas que tomamos na vida, nosso cotidiano pode virar uma experiência interessantíssima ou um conjunto de fatos terrivelmente desagradáveis. Como diria Einstein, tudo é relativo.

O tédio é inimigo mortal do ânimo, quando se entra nesse estado de chateação temporária, tudo é um porre, esperamos que um meteoro da paixão de novidades apareça diante de nossos olhos e mude totalmente (ou quase) a vida que está sendo levada pelo marasmo, obviamente se todos os acontecimentos fossem tão simples e práticos não teríamos a necessidade de reclamar tanto e, principalmente, tomar atitudes para fazer as coisas acontecerem. Como se trata de apenas um estado de espírito ou um momento ruim, é possível para qualquer um sair dele, porém quando o tédio torna-se uma sensação constante a pessoa precisa rever o que ela está fazendo com sua vida; tal circunstância se aplica a área profissional, acadêmica, social, afetiva e/ou todas juntas. Os problemas começam a acumular, e sem um planejamento e ações devidas para tentar resolver tais questões, o ser em questão entra em uma zona de conformismo, acaba se deixando levar pelas coisas ruins, entra em um estágio de desmotivação, e depois daqui a coisa só tende a piorar...

Uma pessoa entediada está sem motivação para realizar alguma atividade, imagine como é conversar com alguém desanimado ou estar desanimado e não ter vontade de conversar e manter um diálogo legal, é difícil para ambas as partes, chega a ser uma exposição desnecessária. Deve ser uma tragédia, por exemplo, um casal estar entediado com a relação e não saber como sair dessa situação, exceto terminando tudo, digamos que já é algo que não começou bem porque se os dois tem vidas interessantes, onde sabem valorizar o que fazem e compartilham com o outro, a tendência do relacionamento ficar chato e entediante diminui muito, agora se for o contrário, já pode marcar no calendário a data de validade desse casal.

É claro que uma vez ou outra o tédio é normal na vida, mesmo porque nem ela e nós seres humanos somos perfeitos, altos e baixos são mais comuns do que parecem, o que muda é como encaramos isso e como tentamos equilibrar essa oscilação. Então, quando você estiver entediado e desanimado bata a cabeça na parede até sangrar que resolve repense porque está assim e mude o que precisar para sair de tal estado, porque ficar reclamando ou cabisbaixo vai fazer mal não só para você, mas como aqueles que se preocupam e estão ao seu redor.

Até a próxima!

Comentários

  1. oi tudo bom, sou do animanga center brasil e gostaria de faser uma parceria, com vc e vc desse uma dada no meu blog, como eu sou seu seguidor sera que da para ser um segui tbm hihih ate mais.

    ResponderExcluir
  2. Opa! É só vc me passar o link do seu blog para começar a te seguir. Até +!

    ResponderExcluir

Postar um comentário