ToC : O fator que determina o futuro dos mangás na Jump


Mais um post sobre a revista de mangás para garoto mais popular do Mundo, a Shonen Jump. Porém, dessa vez será abordado um item que ela possui que a difere de muitas das outras revistas: ToC...mas o que vem a ser isso? Já vou avisando que não é sigla de Transtorno Obsessivo Compulsivo!

ToC ou Table of Contents ou tabela de conteúdos (ou classificação do Campeonato Brasileiro de futebol XD); nada mais é que uma lista dos mangás que são publicados na Revista Shonen Jump. MAS não se trata apenas de uma lista com ordem qualquer, e sim funciona como uma classificação baseada na opinião de seus leitores sobre quais são os títulos mais populares no momento. 

Vamos simular uma votação, fingindo ser um japonês consumidor da Jump:

1) Comprei a Shonen Jump;

2) Li ela inteira na minha querida casa;

3) Vi que no final da edição tem um questionário sobre os capítulos que foram publicados nela, perguntando sobre o que achei deles;

4) Respondo ele, deposito o cupom em estabelecimentos (revistarias);

5) A Editora Shueisha recolhe todos os questionários do Japão e os envia ao Departamento Editorial para apurar as informações. A classificação que é publicada reflete os resultados da edição de 8 semanas atrás.

Através do índice da revista é possível perceber que as séries mais populares estão em um posicionamento estratégico, como a tríade One Piece-Naruto-Bleach:

Não pergunte o que está escrito porque não sei ler japonês!

É necessário lembrar que alguns fatores que afetam a ordem são levados em conta:

- Quando uma nova série estreia, ela ganha destaque na capa da revista;

- Do 2º até o 8º capítulos de uma nova série a sua posição na ToC já está decidida, a partir daí começa a ser afetada pela votação dos leitores;

- A partir do 9º capítulo, uma história passa a ter sua popularidade medida através da ToC. Em algumas situações existe a probabilidade de os votos terem pesos considerando a idade do leitor;

- E alguns títulos são "imunes" ao ToC:



KochiKame: título tradicional publicado na revista desde 1976, recodista de volumes na história dos mangás (171 volumes e mais de 1.500 capítulos publicados) é rankeado, mas tem possibilidades remotas de ser cancelado.


Hunter x Hunter: que vive em hiato, quando aparece no ToC, fica entre os últimos devido a sua ausência durante a maioria do ano, mas não sofre riscos de cancelamento também, devido a seu ótimo desempenho de vendas com os volumes compilados e sua grande popularidade mundo a fora.




Uma série de outros fatores além das ToC's também determinam se o mangá está ou não fazendo sucesso, como por exemplo as vendas de seus volumes compilados.

Vamos a um exemplo:

Weekly Shonen Jump Edição #48 de 2010
 Table of Contents:
1. Bleach (Capa)
2. Bakuman
3. One Piece
4. Gintama
5. Enigma
6. Toriko
7. Poe, de
Kyousuke Usuta (4ª história da Série de One-Shot "Jump Legends")
8. Beelzebub
9. Kochi-kame
10. Medaka Box
11. Sket Dance
12. Katekyo Hitman Reborn! (Capa de Capítulo Colorida)
13. Kuroko no Basket
14. Nurarihyon no Mago
15. Inumaru Dashi
16. Hokenshitsu no Shinigami
17. Oumagadoki Doubutsuen
18. Right Wing
19. Psyren
20. SWOT

Títulos Ausentes na Edição: Naruto

O ToC parece mais é uma classificação de campeonato isso sim...

Resumindo: o leitor escolhe os capítulos favoritos de cada edição e vota. Baseado nisso temos o ToC, que é uma pesquisa de popularidade.

Geralmente os mangás que ficam durante muitas semanas nas últimas posições são simplesmente cancelados, a não ser que no volume compilado consigar vender significativamente, caso contrário, não tem escapatória. Até onde tenho informações, as outras revistas não utilizam uma lista como essa, apesar que se não vender bem também dança. Vários títulos são cancelados durante o ano pela Shueisha, o que dificulta mais ainda o surgimento de novos talentos no ramo, sem falar que essa cobrança pode limitar aos que publicam na revista a direcionar suas histórias para estilos que vendam, independemente da ideia que autor possa ter.

A partir desse ano, este blog postará os ToC da Shonen Jump, para acompanhar o desempenho de títulos muito conhecidos aqui no ocidente.

Até a Próxima!

Comentários

Postar um comentário