AniMangá Talk 2 - Enquete, Periodicidade e "Dropar"

Aqui estamos novamente para um bate-papo sobre mangás! Para não dizer que esqueci ou abandonei a esta postagem, mesmo que não acontecido nada de tão excepcional essa semana, é bom estar aqui digitando para quem passa por esse blog de futilidades e assuntos variados!!

ENQUETE

Dessa vez quero avisar que iniciei uma enquete sobre qual título da Shonen Jump merece um espaço aqui neste blog, assim como já acontece com Fairy Tail e Kekkaishi. E nem precisa dizer que os dois estão atrasados, ainda levará mais um tempo para sair o post de cada volume...


Os candidatos são Bakuman, mangá sobre mangás (parece redundância, mas não é); Death Note (que venceu a última pesquisa, porém esgotou seu prazo de validade!) e Hunter x Hunter, que retornou do hiato e por enquanto é publicado semanalmente, se não entrar em pausa novamente. Enfim, colabore com a votação, que acontecerá até meados do Natal.

PERIODICIDADE

Como tem gente que reclama sobre a periodicidade de publicação dos mangás no Brasil! Quando colocam um título para sair mensalmente reclamam, quando colocam um título para sair bimestralmente reclamam, quando colocam um título para sair trimestralmente aí tem que xingar mesmo reclamam, nunca estão satisfeitos com nada e ainda por cima as editoras contribuem para essa relação de amor e ódio. Muitos podem não saber, mas um mangá com capítulos publicados semanalmente leva dois meses ou mais para ganhar um volume encadernado; se é um título com capítulos mensais, o tempo de espera por um volume será maior ainda.

No Japão se cancelam títulos que não vendem, se isso acontecer aqui, a editora ficará marcada pelo resto da vida porque "abandonou" o título; não serei hipócrita em dizer que concordo com isso, é uma #$%¨@ quando cancelam algo que você está comprando, mas coloque-se na posição de um empresário e veja se você não tomaria um atitude semelhante com algo que não está gerando lucros para a empresa, infelizmente é assim que as coisas fonunciam funcionam.


As editoras de mangás deste país demonstram (não é que não tenham, que fique bem claro) falta de planejamento e estudo relacionado ao mercado de consumidores, por isso há essa dissonância entre o que os leitores querem e o que é posto nas bancas. Felizmente, o mercado melhorou muito em relação a 10 anos atrás e tem muito o que crescer no sentido de organização na distribuição, periodicidade e qualidade de impressão. Hoje o leque de opções é muito grande, tem um ou outro gênero que não deslanchou ainda (séries de esporte, por exemplo), porém acredito que isso possa acontecer com o tempo.

Em vez de ficar se preocupando apenas periodicidade, deve-se COBRAR as editoras façam um trabalho de qualidade, não só apenas limitando-se a disponibilizar um material cheio de falhas goela abaixo dos fãs que se submetem a esse abuso e descaso com suas séries favoritas. 

"DROPAR"

Essa expressão curiosa surgiu nos últimos tempos em referência as pessoas que abandonam alguma coisa no meio do caminho. Por exemplo:

"O Eduardo dropou Bleach porque estava uma #$%¨@, e ele já não tem paciência para suportar tanta enrolação em um mangá."

É um verbo de fácil aplicação no dia-a-dia do internetês, espero que nenhum cidadão ou cidadoa cidadã utilize essa expressão na hora da redação de algum vestibular ou concurso publico importante! Depois dessa vou embora antes que alguém jogue tomates podres!


É isso, gostaram da postagem? Espero que sim! Comentem o que acham desse assuntos e o que pode ser abordado nesse espaço.

Até a próxima!

Comentários