Free Talk 94 - Redigir


Pensou que é fácil sentar na cadeira e escrever? Não se engane, tem que ter inspiração para digitar tantas palavras em um blog, escrever uma redação, fazer um relatório ou até anotar um lembrete para seu colega na correria do trabalho!!

Sinceramente, puxando pela memória, não lembro se já escrevi a respeito de escrita (olha a metalinguagem), assumo que tenho muito mais facilidade de montar uma sequência de palavras em uma folha de papel do que tentar calcular quantos metros/segundo um motociclista levou para cruzar um trajeto de 1 km numa velocidade de 25 km/h (até para montar um problema acabo me confundindo).

Na escola, muitas vezes temos que desenvolver um texto simples ou mais elaborado nas mais diversas disciplinas, a timidez não ajudava muito na hora de lê-los, talvez receio do que os outros pudessem achar do que pensava na época, chega a ser irônico... Para chegar em uma faculdade ou escola técnica, uma boa redação é essencial para conseguir pontos, principalmente se a parte lógica não for muito aprimorada (aqueles que usam regra de três para resolver todos os problemas da prova sabem disso). Depois dessa etapa, a provação só aumenta com trabalhos, relatórios e anotações que auxiliam nos estudos, uma interpretação escrita clara do que os docentes discorrem durante as aulas salva muita gente na hora das avaliações semestrais, tudo para fugir do terrível exame ou dependência da matéria.

Quando a gente abre qualquer rede social atualmente, vê uma série de homicídios gramaticais e normativos da língua que causa uma grande desconfiança do quanto a pessoa sabe ou não sabe e como usará seu conhecimento em um momento mais sério, muitos são eliminados em uma entrevista por não saberem produzir um texto.

Escrever é comunicar-se, expressar aquilo que muitas vezes pode não ser dito por ser tão longo ou detalhista, falar está mais ligado a clareza, objetividade e rapidez em mostrar o que você quer, imagine se um rapaz puxa um longo pergaminho de papel para se declarar para uma menina, duas opções à vista: ou ela começa a bocejar enquanto ele lê e chuta-o para longe ou já sabe do que se trata e vai se jogar em cima dele após a declaração! O ato de redigir também envolve domínio da língua em questão, caso contrário compromete a transmissão da mensagem ao receptor.

São muitos pontos a considerar-se, entendo que o mais importante deles é a inspiração, sem ela é um emaranhado de palavras vazias, sem propósito, que talvez sirva para aqueles jornais que usam como tapetes de carros (pense em algo que não gosto de usar), e convenhamos que fazer algo sem vontade não é saudável para ninguém, torna-se tão nocivo que tira o espírito até de quem tem determinação sobrando para fazer acontecer. Pode ter certeza, se ainda estou aqui escrevendo esses parágrafos é porque gosto muito de fazê-lo e que não achei algo mais rentável, chato, divertido, agradável para fazer sempre podemos compartilhar o que sabemos com alguém, escrever também é uma experiência que move pessoas!

Até a próxima!

Comentários