Free Talk 90 - Energia


Para quem acha que só em Dragon Ball que os personagens tem energia para usar está completamente enganado, pois também temos uma força tão grande quanto eles!

Antes, reproduza esta canção para entrar no contexto:

Título: Mind Power... Ki
Autores: Hironobu Kageyama & Yuka Satou
Albúm: Dragon Ball Z Original Soundtrack

De um tempo pra cá percebi que além de determinação, credo, condição social e outros fatores que nos diferenciam ou nos tornam semelhantes, cada ser e existência tem uma função neste planeta, naturalmente procuramos atender as minímas necessidades através de comportamentos e atitudes, para alcançar toda essa satisfação empregamos força, dedicação e vontade para conquistar tais objetivos.

Nem sempre tudo sai conforme planejamos. Nem sempre tudo que queremos é realmente o que precisamos. Nem sempre tudo o que esperamos é o que merecemos naquele momento. Concretizar um plano ou sonho está mais atrelado a quanto estamos preparados para aquela oportunidade do que estar diante da solução e ficar rezando ou esperando que no final tudo saia perfeitamente bem. O querer não pode se resumir em colocarmos toda nossa energia nele e deixarmos nossa vida virar do avesso, mesmo porque caso tal expectativa não seja atendida tudo desmorona sobre nós e transforma-se em frustração por não ter alcançado algo tão provável e real.

O grande desafio nesses momentos de aprendizado é manter o equilíbrio e saber dosar sua energia pessoal, o achismo que podemos resolver um problema de maneira fácil e rápida deixa nossa visão tão turva que não conseguimos encontrar a solução mesmo que esteja a um palmo de distancia, pior, uma distância menor ainda... Cego não é aquele que não enxerga com os olhos, mas sim aquele que não percebe que seus outros sentidos podem suprir, a sua maneira, a dificuldade visual. Sair de um sufoco pessoal, profissional, familiar ou em outro âmbito parte da nossa capacidade de avaliar com sinceridade e serenidade porque estamos em tal situação, como nos portamos, como podemos resolver e o que podemos aprender com tudo.

Empregar energia em um objetivo ou sonho que não vai nos fazer progredir, nos realizar ou simplesmente porque não acreditamos naquilo só resulta em falsas esperanças e desilusão. A brincadeira que fiz sobre Goku (protagonista da série Dragon Ball para quem não sabe) e sua energia inesgotável é que o mesmo sempre tinha muita confiança em seu poder no momento das batalhas e, sempre que possível, utilizava sua técnica mais poderosa, chamada Genki Dama, que consistia em cada ser vivo do planeta doar um pouco de sua energia vital para que ele formasse uma enorme esfera de energia e desferisse contra seu inimigo. Enfim, desenhos a parte, acredito muito que cada um tem essa força interior, mas para fazer a diferença, ela deve ser empregada em coisas realmente edificantes para si e para quem estar ao seu redor!

Até a Próxima!

Comentários