Resident Evil "aterrorizando" há 15 anos (Especial)

 

Putz, já dá um medo desgraçado de falar desse jogo! Quando era criança e assistia as pessoas jogarem isso, ficava tremendo mais que vara verde, talvez por não conseguir suportar a ideia de estar no papel de um policial no meio de um apocalipse com zumbi carnívoros. Brincadeiras a parte, isso já passou, e hoje sou bem menos medroso do que isso (só não gosto de filmes de espíritos e essas coisas do além) e hoje consigo jogar Resident Evil normalmente, naquela época ficava impressionado com a situação e hoje fico feliz porque o jogo completa 15 anos de existência e ainda continua na ativa.
Já vou avisando que você não vai ver zumbi aqui hoje. E se achar ruim, vai lá no Google, pesquisa e escolha o mais feio para colocar como papel de parede de seu computador!! XD


O precursor do gênero survivor-horror foi Alone in the Dark, mas a popularidade veio mesmo com Resident, principalmente por utilizar um elemento muito comum em filmes de terror: zumbis sedentos por carne humana. Outro detalhe que muito importante é parabenizar Shinji Mikami, o criador do game, que teve a ideia de produzir algo que abriria precedentes para outros jogos de terror nos video games. Infelizmente ele não trabalha mais na Capcom, e o último jogo que ele teve participação foi Resident Evil 4, onde trabalhou como diretor e um dos escritores da história. Agora, vejamos quantos títulos importantes da série foram lançados até o momento:

Resident Evil - Lançado em 22 de Março de 1996
Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, PC, Nintendo GameCube
Resident Evil 2 - Lançado em 21 de Janeiro de 1998
Plataformas: PlayStation, Nintendo 64, Dreamcast, Nintendo GameCube
Resident Evil 3: Nemesis - Lançado em 22 de Setembro de 1999
Plataformas: PlayStation, Dreamcast, PC, Nintendo GameCube
Resident Evil Code: Veronica - Lançado em 03 de Fevereiro de 2000
Plataformas: Dreamcast, PlayStation 2, Nintendo GameCube
Resident Evil Zero - Lançado em 12 de Novembro de 2002
Plataformas: Nintendo GameCube, Wii
Resident Evil 4 - Lançado em 11 de Janeiro de 2004
Plataformas: Nintendo Game, PlayStation 2, PC, Wii, iPhone, Zeebo
Resident Evil: The Umbrella Chronicles - Lançado em 13 de Novembro de 2007
Plataforma: Wii
Resident Evil 5 - Lançado em 05 de Março de 2009
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC
Resident Evil: The Darkside Chronicles - Lançado em 17 de Novembro de 2009
Plataforma: Wii

Citei apenas os principais jogos e os da série Chronicles, porque ainda tem a série Survivor, Outbreak, isso sem falar dos remakes, mas que não vão mudar muito a vida do jogador que se interessa pela história do game.

LEGADO DA FRANQUIA
Shinji Mikami ainda criou outras franquias a partir de RE e que emplacaram bastante sucesso:

Dino Crisis: Jogo de survivor-horror no mesmo formato de Resident Evil, apenas trocaram zumbis por dinossauros. Ao todo, foram lançados 4 jogos, mas os que realmente popularizaram a série foram o Dino Crisis 1 e 2 para PlayStation.

Devil May Cry: Inicialmente era o protótipo de Resident Evil 4, mas por fugir demais do gênero de RE, foi remodelado e nasceu uma nova série de jogos de ação que gerou quatro jogos: três para PlayStation 2 e um para o PlayStation 3. É considerado um dos melhores jogos do PS2 (concordo).

Onimusha: Outro jogo muito similar a Resident Evil, tanto que mesmo sendo um jogo de ação, o protagonista não pula como em outros games do gênero e a maneira que a câmera é posicionada lembra muito o jogo de zumbis, apesar de ser ambeintando no Japão Feudal. Possui quatro jogos para PlayStation 2 e também é considerado um dos melhores jogos da plataforma.


FUTURO DA SÉRIE
É difícil fazer um prognóstico, mesmo porque desde Resident Evil 4, o game migrou de um jogo de terror e sobrevivência para um jogo de ação quase frenético, o que desegrada um pouco pela descaracterização do que foi inicialmente lançado, ou seja, não aterroriza mais como antigamente. Outro aspecto que torna o futuro do game incerto é o fato de que todas as pontas que a história da série possuia foram fechadas, as dúvidas mais graves que se tinha sobre o enredo acabaram em RE 5, sem falar que o vilão principal encontrou seu fim, apesar que já se especula a produção de Resident Evil 6. Sinceramente, não vejo motivos para mexerem mais na história principal da série, talvez seja só mais um spin-off.

Enfim, Parabéns a essa série que marcou a história dos videogames, que consolidou o gênero survivor-horror, popularizou os games de zumbis, criou outras séries e proporcionou diversão para muitos jogadores pelo mundo!

Comentários